Ir para o conteúdo
Erros que comprometem vendas no e-commerce: como evitá-los e melhorar os resultados
20:07
Erros que comprometem vendas no e-commerce: como evitá-los e melhorar os resultados
Pequenos negócios apostam no digital para crescer em mercados hiperlocais
18:42
Pequenos negócios apostam no digital para crescer em mercados hiperlocais
Cibersegurança: protegendo dados e garantindo a confiança em compras online
18:45
Cibersegurança: protegendo dados e garantindo a confiança em compras online
Mulheres dominam as compras online e impulsionam e-commerce no Brasil
18:33
Mulheres dominam as compras online e impulsionam e-commerce no Brasil
2025 Será o Ano do Live Commerce?
22:32
2025 Será o Ano do Live Commerce?
Amazon Sob Ameaça? Entenda os Desafios do Rei do E-commerce
18:00
Amazon Sob Ameaça? Entenda os Desafios do Rei do E-commerce
Conheça as principais tendências do e-commerce para 2025
19:56
Conheça as principais tendências do e-commerce para 2025
Burnout: Parte do jogo ou um problema a ser resolvido?
15:51
Burnout: Parte do jogo ou um problema a ser resolvido?
logo-fundo-branco
  • Textos que todo mundo gosta
    • Tudo sobre taxa de conversão
    • SEO ou Google Ads: o que é melhor para sua loja?
    • Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios
    • Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas
    • Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?
    • 12 coisas para saber antes de escolher a plataforma de e-commerce
  • Ecommerce
    • Empreendedorismo
    • Ecommerce
      • Plataforma de E-commerce
        • Logística
      • Fotografia
      • Glossário do E-commerce
    • SAC/ Atendimento
    • Marketplace
    • Preço
    • B2B
    • Tecnologia
    • Mercado
  • Marketing
    • Branding
      • Conteúdo
      • Mídias Sociais
      • Blog
    • Performance
      • SEO
      • Inbound Marketing
    • Web Analytics
    • E-mail Marketing
  • Contato
    • Anunciar
    • Quero enviar um texto
  • Textos que todo mundo gosta
    • Tudo sobre taxa de conversão
    • SEO ou Google Ads: o que é melhor para sua loja?
    • Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios
    • Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas
    • Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?
    • 12 coisas para saber antes de escolher a plataforma de e-commerce
  • Ecommerce
    • Empreendedorismo
    • Ecommerce
      • Plataforma de E-commerce
        • Logística
      • Fotografia
      • Glossário do E-commerce
    • SAC/ Atendimento
    • Marketplace
    • Preço
    • B2B
    • Tecnologia
    • Mercado
  • Marketing
    • Branding
      • Conteúdo
      • Mídias Sociais
      • Blog
    • Performance
      • SEO
      • Inbound Marketing
    • Web Analytics
    • E-mail Marketing
  • Contato
    • Anunciar
    • Quero enviar um texto
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter

  • maio 1, 2019
  • Dmytro Leiba
  • 1:01 am

Um logo é muito possivelmente o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter.

Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca, o logotipo também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, admiração e até mesmo transmitir superioridade em relação à concorrência.

O que alguns empresários não percebem é que um logotipo não deve apenas expressar o que uma empresa “não é”, mas ele deve representar exatamente o que a empresa “É”.

Neste sentido, um logotipo deve ser utilizado como um ativo, tal como qualquer produto ou serviço prestado ao público. Desta forma, a identidade visual da marca expressa sensações intangíveis, que em seguida, ajudam a vender os produtos e serviços associados.

Apesar de a criação de um logotipo parecer ser um processo demasiadamente complexo, a realidade é que ter seu logotipo ideal não pode ter um sonho impossível.

Leia também:

10 dicas para criar um logo campeão

Dicas para criar um logotipo

Abaixo estão algumas dicas que podem ser utilizadas para ajudar a criar uma marca bem-sucedida:

• Não se impressione com tendências de design. Há uma razão para que essas ideias sejam chamadas de “tendências”, elas normalmente tendem a ser de curta duração. Um ou dois anos a partir de agora, quando muito do que virou popular é enterrado, sua marca de repente aparece velha e obsoleta.

• Uma vez que você tem um logotipo, respeite-o. Embora seja tentador mudar seu logotipo cada vez que um novas ideias vêm à cabeça, isso pode ser contraproducente. Em primeiro lugar, a construção de uma marca leva tempo e esforço.

Esperamos transmitir determinada imagem quando os clientes têm contato com sua marca e compra/consome seus produtos. Mudar seu logotipo é como mudar a sua marca, e pode ser considerada a mesma coisa que começar do zero.

Em segundo lugar, os clientes podem ver as suas constantes mudanças logotipo como uma falta de estabilidade.

• Algo que parece incrível na tela do computador pode não parecer tão bom assim em outros lugares. Tenha sempre em mente que o seu logotipo vai ser potencialmente utilizado em muitos lugares diferentes.

Por exemplo: enquanto um logotipo multi-colorido, brilhante com muitos detalhes pode parecer maravilhoso em seu site, quando convertido em preto e branco para um documento não terá o mesmo apelo visual. Na verdade, na maioria das vezes, logotipos complexos “imprimem” muito mal em ambientes tradicionais.

Portanto, tenha isso em mente antes de começar a desenhar.

As dicas e ideias acima focam principalmente nos elementos gráficos do seu logotipo, mas não se esqueça sobre a mensagem que deve acompanhá-lo.

Em geral, o seu logotipo deve incorporar as seguintes regras fundamentais:

• As fontes devem ser simples e de fácil leitura.
• Utilize elementos gráficos simplistas que chamem atenção, mas não inclua muitos em um espaço pequeno, resultará em caos.
• Encontre as cores certas para se ajustar à sensação emocional da empresa.
• Utilize elementos simbólicos que retratam ideias simples, que são fáceis para que qualquer um compreenda e lembre.

Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster.com.br

Este post tem 0 comentários

  1. Insulation surfaces 05/19/2019 Responder

    great blog!

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos Posts

Erros que comprometem vendas no e-commerce: como evitá-los e melhorar os resultados
Erros que comprometem vendas no e-commerce: como evitá-los e melhorar os resultados
04/29/2025
Pequenos negócios apostam no digital para crescer em mercados hiperlocais
Pequenos negócios apostam no digital para crescer em mercados hiperlocais
04/04/2025
Cibersegurança: protegendo dados e garantindo a confiança em compras online
Cibersegurança: protegendo dados e garantindo a confiança em compras online
03/11/2025

Apoiamos

Instagram

Você também pode gostar

Gestão

Erros que comprometem vendas no e-commerce: como evitá-los e melhorar os resultados

Leia mais »
Empreendedorismo

Pequenos negócios apostam no digital para crescer em mercados hiperlocais

Leia mais »
(créditos: iStock/ Sitthiphong)
Ecommerce

Cibersegurança: protegendo dados e garantindo a confiança em compras online

Leia mais »
Ecommerce

Mulheres dominam as compras online e impulsionam e-commerce no Brasil

Leia mais »
live commerce

2025 Será o Ano do Live Commerce?

Leia mais »
Ecommerce

Amazon Sob Ameaça? Entenda os Desafios do Rei do E-commerce

Leia mais »
Ecommerce

Conheça as principais tendências do e-commerce para 2025

Leia mais »
Equipe

Burnout: Parte do jogo ou um problema a ser resolvido?

Leia mais »
Comunicação

Superando Desafios de Comunicação Entre Equipes Técnicas e Não Técnicas: Estratégias Eficazes

Leia mais »
  • Anuncie com a gente
  • Envie seu post
  • Glossário do E-commerce
  • Poítica de Privacidade

Profissional de E-commerce 2025. Todos os direitos reservados.

Cleantalk Pixel