Um logo é muito possivelmente o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter.
Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca, o logotipo também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, admiração e até mesmo transmitir superioridade em relação à concorrência.
O que alguns empresários não percebem é que um logotipo não deve apenas expressar o que uma empresa “não é”, mas ele deve representar exatamente o que a empresa “É”.
Neste sentido, um logotipo deve ser utilizado como um ativo, tal como qualquer produto ou serviço prestado ao público. Desta forma, a identidade visual da marca expressa sensações intangíveis, que em seguida, ajudam a vender os produtos e serviços associados.
Apesar de a criação de um logotipo parecer ser um processo demasiadamente complexo, a realidade é que ter seu logotipo ideal não pode ter um sonho impossível.
Leia também:
Dicas para criar um logotipo
Abaixo estão algumas dicas que podem ser utilizadas para ajudar a criar uma marca bem-sucedida:
• Não se impressione com tendências de design. Há uma razão para que essas ideias sejam chamadas de “tendências”, elas normalmente tendem a ser de curta duração. Um ou dois anos a partir de agora, quando muito do que virou popular é enterrado, sua marca de repente aparece velha e obsoleta.
• Uma vez que você tem um logotipo, respeite-o. Embora seja tentador mudar seu logotipo cada vez que um novas ideias vêm à cabeça, isso pode ser contraproducente. Em primeiro lugar, a construção de uma marca leva tempo e esforço.
Esperamos transmitir determinada imagem quando os clientes têm contato com sua marca e compra/consome seus produtos. Mudar seu logotipo é como mudar a sua marca, e pode ser considerada a mesma coisa que começar do zero.
Em segundo lugar, os clientes podem ver as suas constantes mudanças logotipo como uma falta de estabilidade.
• Algo que parece incrível na tela do computador pode não parecer tão bom assim em outros lugares. Tenha sempre em mente que o seu logotipo vai ser potencialmente utilizado em muitos lugares diferentes.
Por exemplo: enquanto um logotipo multi-colorido, brilhante com muitos detalhes pode parecer maravilhoso em seu site, quando convertido em preto e branco para um documento não terá o mesmo apelo visual. Na verdade, na maioria das vezes, logotipos complexos “imprimem” muito mal em ambientes tradicionais.
Portanto, tenha isso em mente antes de começar a desenhar.
As dicas e ideias acima focam principalmente nos elementos gráficos do seu logotipo, mas não se esqueça sobre a mensagem que deve acompanhá-lo.
Em geral, o seu logotipo deve incorporar as seguintes regras fundamentais:
• As fontes devem ser simples e de fácil leitura.
• Utilize elementos gráficos simplistas que chamem atenção, mas não inclua muitos em um espaço pequeno, resultará em caos.
• Encontre as cores certas para se ajustar à sensação emocional da empresa.
• Utilize elementos simbólicos que retratam ideias simples, que são fáceis para que qualquer um compreenda e lembre.
Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster.com.br
1 Comment
great blog!