A criação de conteúdo original através de posts em blogs e redes sociais têm sido uma poderosa ferramenta para gerar leads. Com a interação contínua, um plano de marketing bem estabelecido e renovado à medida que segue as tendências de mercado, as operações ficam cada vez mais próximas de transformar estes leads em clientes com apresentações não só de informações relevantes e benéficas, mas que agreguem valor ao produto e/ou serviço que oferecem em sua loja virtual.
Em um mundo não tão oposto – por ser um canal de mídia digital – mas apresentado de uma maneira completamente diferente – temos as plataformas de vídeo. Youtubers, que até alguns anos atrás estavam fazendo alguns videologs dentro de seus quartos apresentando opiniões próprias agora contam com programas e canais com inscrições que beiram a casa dos milhares, onde monetizam e têm como profissão a produção e edição de seu conteúdo.
Se nós pudéssemos trazer o melhor dos dois mundos de modo rentável para nossa operação de e-commerce, não importa o tamanho que ela seja – como isso poderia ser feito?
Já sabemos que existem diversos comércios eletrônicos que contam com canais do Youtube e blogs em sua lista de mídias sociais, mas raramente contam com uma prática que pode ser adotada para eventualidades ou periodicamente que vem a gerar muitos leads – Livestreaming.
As oportunidades do Livestreaming
Livestreaming é a ação de transmitir ao vivo um acontecimento através de uma plataforma de vídeo, como o Youtube Live, Livestreaming (existe uma plataforma justamente com este nome), UStream ou Twitch.tv, utilizando uma câmera e um computador através da internet.
E como isso pode ajudar em minha operação? Como posso utilizar esta ferramenta a meu favor e gerar leads? Vamos criar alguns cenários e ver o poder da mesma em ação!
Você é gerente de marketing digital de uma operação de calçados de médio ou grande porte e uma nova coleção acaba de ser lançada. Para quebrar a monotonia da automação de marketing de 99% das propostas que conhecemos, que tal ao invés de enviar um disparo com um e-mail catalogando em imagem e preço, um convite para assistir um desfile em uma passarela, onde os mesmos podem interagir em tempo real com quem está transmitindo?
Sua operação de suplementos, alimentos naturais e vitamínicos recebe uma série de feedbacks na qual seria bastante interessante convocar uma entrevista com um especialista sobre um determinado produto que tem uma alta demanda de mercado. Seu engajamento com o público-alvo através das mídias sociais é ótimo. Porque não realizar esta entrevista em através de um livestream junto a uma ação em uma aba inteligente no Facebook e depois armazená-la em seu canal do Youtube?
A Pokerstars utiliza este modelo para a transmissão ao vivo de seus principais circuitos realizados ao redor do globo. Ao acessar a aba do evento, você acompanha com os comentários em tempo real tanto pelo Facebook quanto pela Pokerstars.tv.
Para games, o modelo é muito mais completo. A plataforma Twitch, que vem crescendo ano pós ano – recém adquirida pela Amazon – é a casa de vários jogadores tanto recreativos que desejam transmitir uma partida de videogame para seus amigos assistirem online quanto de profissionais que são patrocinados por empresas de E-Sports e periféricos como Razer e Steelseries.
A Twitch.tv oferece um serviço de assinatura mensal para telespectadores para a possibilidade de quem está transmitindo possa vir a monetizar com o canal, além de chat online, espaço para divulgação de informações de dados sobre o streamer onde o mesmo coloca sobre suas mídias sociais, painéis para doações (nas quais normalmente complementam a renda), links de parceria com operações de entretenimento eletrônico onde através de um cupom o telespectador pode realizar uma compra com uma porcentagem de desconto – aqui está um dos fatores onde podemos nos beneficiar de tal plataforma diretamente com uma loja virtual – , entre outros dados que achar pertinente.
Como a Twitch pode contribuir com uma operação de e-commerce voltada para entretenimento eletrônico?
Poucos sites trabalham com blogs que contém reviews sólidos feitos por jogadores que realmente vão a fundo nos games e analisam de modo preciso e concreto. Se você já possui um canal no Youtube que faz conteúdo original e relevante, um canal na Twitch é fundamental para que possa expandir seu alcance.
Com a parceria estabelecida, você recebe 50% do valor de cada assinatura mensal que realizarem em seu canal (USD 4,99). Além disso você pode utilizar a plataforma para fidelizar clientes utilizando-se da organização de eventos mediante uma ação.
Através de sistemas inteligentes utilizando-se da automação de marketing, estratégias de gamification e relação com o cliente é possível. Por exemplo, cada comprador que utilizar um cupom para uma pré-venda de um jogo de determinado jogo de luta para Playstation 4, poderá participar de uma liga que será “hosteada” na Playstation Network com transmissão ao vivo no canal da Twitch, onde os melhores ganharão pontos para no futuro trocarem em descontos ou outros produtos em sua operação.
As possibilidades com as plataformas de livestream junto a operações de e-commerce são inúmeras. Estude junto às suas estratégias de marketing digital para compor um novo planejamento no qual você possa utilizá-las da melhor maneira possível.
Seguem os links para cada plataforma:
• Youtube Live – https://www.youtube.com/yt/playbook/live.html
• Livestream – http://livestream.com/
• UStream – http://www.ustream.tv/
• Twitch.tv – http://www.twitch.tv/
1 Comment
Pingback: Transmissão ao Vivo: Livestream para e-commerce: Uma poderosa ferramenta de Marketing Digital - Live Commerce Brasil