Pequenas falhas na estrutura, na comunicação ou na experiência do usuário podem comprometer a jornada de compra e afastar potenciais clientes
Nos últimos anos, especialmente durante o período pandêmico, por conta do isolamento social, as compras online cresceram exponencialmente. Hoje, o e-commerce, de modo geral, continua crescendo significativamente. De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, por exemplo, no ano de 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 75%.
Em 2024, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor faturou mais de R$ 200 bilhões, um crescimento superior a 10%. A ABComm prevê que, para o ano de 2025, o faturamento chegue a R$ 234 bilhões (+15%), com ticket médio de R$ 539,28 e três milhões de novos compradores.
No entanto, embora esse boom do varejo online deixe o mercado mais atrativo, existem alguns desafios que necessitam ser superados, tanto para aumentar as taxas de conversão de clientes como para construir uma rentabilidade estável. Acontece que alguns erros no e-commerce podem acabar comprometendo as vendas e, por consequência, afetando a arrecadação. Daí a importância de identificar e resolver essas questões.
Principais motivos de abandono de carrinho
Conforme alguns levantamentos, como o realizado pela Monsend, por exemplo, o alto valor do frete é um dos pontos principais que influenciam no abandono do carrinho no e-commerce. Porém, pensando de forma prática, ofertar taxas mais atrativas de entrega pode ser um desafio, especialmente se o objetivo for não prejudicar o lucro do negócio.
Uma das formas de reverter essa questão é oferecer frete grátis. No entanto, essa oferta deve ser realizada de maneira estratégica, disponibilizando esse benefício somente em compras acima de determinado valor, em produtos ou categorias específicas, bem como em determinadas regiões nas quais o frete não possua um valor tão elevado. Além disso, aumentar o ticket médio também pode ser uma forma de abater o valor dos fretes.
Experiência de compra ainda é gargalo em muitos sites
Outra falha frequente que ocorre no e-commerce é o processo de checkout longo e complexo. Hoje, no mundo marcado pela fluidez e pela velocidade, os consumidores costumam optar por agilidade e praticidade no momento de comprar alguma mercadoria. Mas como garantir um checkout rápido e intuitivo?
Em síntese, para tal, basta criar um formulário de cadastro que seja curto e direto, no qual o consumidor tenha que preencher somente as informações essenciais para completar a compra. Uma das funcionalidades interessantes é a compra com um clique, conhecida, também, como one-click buy.
Segurança e confiança são essenciais para converter vendas
Por conseguinte, outra falha frequente encontra-se atrelada à falta de confiança dos clientes. De acordo com levantamento realizado pela PSafe, 68% dos consumidores no Brasil abandonam o carrinho de compras por falta de confiança na loja. Hoje, os golpes envolvendo o e-commerce também cresceram e estão cada vez mais sofisticados.
Nesse sentido, uma das formas de enfrentar essa problemática é ter, por exemplo, um certificado SSL. Além disso, outra estratégia é permitir depoimentos e avaliações dos produtos. Uma loja com boa avaliação é uma prova social de que é confiável para comprar.
A maioria desses erros comuns pode ser corrigida com a organização e gestão interna dos dados. Uma dica valiosa é utilizar a IA para criar planilhas automatizadas, que auxiliem no controle de vendas, na organização do estoque e no planejamento financeiro. Ferramentas inteligentes permitem maior precisão nas análises, reduzindo erros.
Conclusão: Corrigir erros é essencial para crescer no digital
No fim, o e-commerce encontra-se em constante expansão. Investir em estratégias para reparar esses erros comuns é uma excelente forma de manter-se competitivo no mercado e ampliar as vendas.
Mais do que vender, o objetivo do e-commerce moderno deve ser construir relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo uma jornada de compra fluida, segura e satisfatória. Para isso, cada detalhe importa: do custo do frete à segurança no pagamento, da usabilidade da loja ao pós-venda.
Ignorar esses pontos pode comprometer todo o potencial de crescimento do negócio. Por outro lado, ao tratá-los com atenção e profissionalismo, é possível transformar dificuldades em oportunidades, criando diferenciais que destacam sua marca no cenário digital.
Afinal, o sucesso no e-commerce está menos em vender mais a qualquer custo, e mais em vender melhor, com consistência, confiança e propósito.