O marketplace virtual que reúne lojistas de todo o país conquista duas gigantes ucranianas de plataforma online
Comprar roupas pela internet vem deixando de ser apenas uma comodidade. Em tempos de pandemia, o “novo normal” é encontrar tudo o que se precisa, sem sair de casa, com apenas alguns cliques. Pesquisas comprovam isso. De acordo com o Facebook IQ, 58% dos compradores experimentaram uma nova plataforma virtual e 48% dos entrevistados indicaram intenção em comprar roupas online em menos de três meses.
Antes mesmo desse aquecimento no mundo da moda virtual, a Shafa percebeu o potencial desse nicho. Com origem Ucraniana, tudo começou com a necessidade feminina de renovação do guarda-roupa. Em 2018, ao replicar o projeto ao universo brasileiro, o crescimento foi só uma questão de tempo.
Em apenas 3 anos, a Shafa se transformou em um dos maiores marketplaces de moda feminina, reunindo mais de 3 mil lojistas que encontraram na plataforma online uma fonte de renda.
Para o consumidor, a vitrine virtual conta com uma média de 80 mil itens, entre roupas, calçados, acessórios, cosméticos, maquiagens e vem ampliando cada vez mais o leque.
O faturamento da Shafa, que é duplicado a cada ano e gira em torno de R$ 5 milhões/ mês, chamou a atenção de dois grandes players ucranianos.
Entre eles está a EVO, do segmento de TI, que detém as maiores plataformas virtuais da Ucrânia, com destaque para a Prom.ua, que contabilizou no ano passado 34 milhões de pedidos no carrinho, mais de 110 milhões de produtos e 67 mil lojistas.
A outra investidora é a Rozetka, líder no varejo online do país onde desde 2005 vende todos os tipos de itens que vão desde roupas até eletrodomésticos, ferramentas e itens de higiene e limpeza.
Esses investimentos refletem um sólido e estável potencial da Shafa no Brasil e os números comprovam isso. Com 600 mil visualizações mensais e uma margem de 27% de fidelização do cliente, a marca já conquistou reconhecimento, presente no ranking do Relatório Anual dos 50 Maiores Marketplaces de Moda do Mundo.
Afinal, qual o segredo do sucesso da Shafa? A satisfação do cliente e dos lojistas é o caminho. O consumidor que conta com uma plataforma segura, facilidade de pagamento, acessibilidade funcional, vasta variedade de produtos e política transparente de devolução, além de preços acessíveis. O lojista também ganha ao ter uma vitrine virtual de grande visibilidade e quantidade de acessos, com facilidade de venda e divulgação de suas peças e marcas no mundo virtual. É o modelo de negócios em que todos ganham.