Você conhece o termo showrooming? Essa tendência, que está apenas chegando ao Brasil, é uma reação ao comportamento natural dos consumidores. Afinal, a internet mudou a forma como jovens e adultos pesquisam e compram os produtos, possibilitando a busca pela melhor oferta, menor preço, maior rapidez da entrega e sempre levando em conta a opinião de outros consumidores.
O showrooming acontece a partir do momento que os consumidores se dirigem até a loja física para experimentar os produtos, tocando, medindo, testando e vestindo, por exemplo. Esse cliente, uma vez que tirou suas dúvidas e decidiu concluir a compra, sai da loja de mãos vazias e realiza essa compra pela internet, buscando por ofertas e outras vantagens não oferecidas na loja física.
Inserir-se nesse fluxo de vendas é essencial, e é possível fazer isso incentivando o comportamento. Uma das formas mais promissoras é criando um e-commerce próprio da loja física ou da marca. Isso vai fazer com você ainda esteja na jogada, uma vez que seu cliente saia da loja.
Você pode, por exemplo, criar diferentes vantagens para quem quiser comprar pela internet, como emitir cupons de desconto exclusivos para quem visitar a loja física, específicos para os vendedores, assim eles não se sentem ofendidos por esse novo modelo de negócio.
É importante ressaltar que também existe um movimento contrário a esse: o dos clientes que pesquisam os produtos online mas decidem ir até a loja física para finalizar a compra. É importante, portanto, estar pronto para essas situações e ter algumas unidade dos produtos na loja.
O showrooming também pode ser considerado um dos passos da omnicanalidade, que se define pela integração do comércio físico, comércio online e comércio móvel de modo a oferecer ao cliente uma experiência de compra persuasiva e diferenciada.

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Cristiano Chaussard é diretor de Tecnologia e Relacionamento da Flexy Negócios Digitais e presidente da ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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