Uma tendência para o varejo nos próximos anos é o que chamamos de Omnichannel. A palavra resume o conceito de uma integração completa dos canais de compra para atender igualmente o consumidor em todas as plataformas. A ideia surge de uma demanda cada vez maior de onipresença e participação instantânea dos clientes durante todo o processo de compra.
Dessa forma, o futuro nos conduz para uma experiência de compra e venda quase que sinestésica, onde os clientes são estimulados a todo o momento para que fiquem sempre lembrando das marcas e interagindo constantemente com elas. É praticamente uma busca constante e incansável pela aceitação do público e por se mostrar sempre presente.
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Para sobreviver nesse ambiente, as empresas precisam estar preparadas e, para isso, dispor de diversas ferramentas que integrem todos esses canais atualizados com informações relevantes, atrativas e coerentes. Além disso, é claro que toda a operação precisa funcionar corretamente para não ter nenhum furo. Agora que você já entendeu o conceito, já parou para pensar se a sua empresa está preparada para essa tendência? Bem, confira o que é necessário para deixar seu negócio pronto para o omnichannel:
Pessoas preparadas
Para funcionar, o seu negócio precisa de pessoas preparadas e engajadas. Essas pessoas produzirão resultados, lidando com um volume considerável de informações.
Elas têm que saber, por exemplo, como atender o público com igualdade de tratamento em todos os canais. Para isso, as informações precisam ser uniformes e claras para todos os consumidores e também para os colaboradores. Estes, precisam estar prontos para instruir os clientes.
Vale dizer, portanto, que, para iniciar com o omnichannel em sua empresa, a mudança de cultura organizacional é um fator crítico para alcançar o sucesso!
Conteúdo adaptado a todas as plataformas
O que funciona no e-mail marketing pode não funcionar no mobile por não se adequar à tela menor do smartphone, por exemplo. Portanto, cada canal precisa ter seu diálogo próprio para interagir corretamente com os públicos de interesse.
Inclusive, se existirem diversos públicos, é bacana mensurar qual público usa o quê na hora de compor sua mensagem – e direcioná-la corretamente.
Operações integradas
Além das mensagens e das informações, é preciso que as operações sejam integradas. Isso deve começar por um sistema que atenda todas as demandas, do planejamento até a ponta, para que o fluxo de informações e de dados seja o mesmo para todas as atividades da empresa.
O sistema precisa abranger e suportar diversas operações, pois elas precisam estar integradas em processos contínuos.
Além disso, é necessário dispor de vários canais de contato para os colaboradores conversarem entre si. Lembre-se que o tempo de resposta precisa ser rápido e com informações claras e precisas.
Tempo de planejamento e preparação
Esse formato de interação e comercialização exige um tempo considerável de planejamento, para aparar todas as possíveis arestas e lidar com alguns problemas inerentes a qualquer negócio.
Dessa forma, é preciso estar mais do que preparado para oferecer ao cliente toda a praticidade que o Omnichannel traz. É preciso agir imediatamente à demanda apontada pelo seu cliente e, para que a ação seja imediata, o planejamento precisa ter sido feito de forma minuciosa e cuidadosa.
É preciso estar preparado para os problemas
Antes de seguir uma tendência como essa, é preciso pensar e se preparar bastante, para não cometer deslizes, principalmente com o cliente final. Toda essa exposição é válida para aumentar as vendas e fidelizar o seu consumidor, mas lembre-se que também traz consigo o lado negativo de ser bombardeado de críticas públicas quando as coisas dão errado.
Mas se isso acontecer, a dica é simples: um bom atendimento, que demonstre interesse e presteza em resolver o problema do cliente valerá bem mais do que uma exposição maravilhosa dos seus produtos e serviços.
Não se preocupe! Nada é um bicho de sete cabeças, nem mesmo esse tal de Omnichanel, quando existe o interesse em fazer acontecer e preparação adequada para isso.
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