SEO ou Links Patrocinados? As duas coisas. Na hora de definir uma estratégia, muitos têm que optar, no começo de um negócio a verba é normalmente escassa e pode ser necessário escolher apenas um tipo de especialista, sem possibilidades para investir em tudo. Porém, lembramos que SEO hoje é básico. Qualquer site deve ser desenvolvido com otimização para os sites de busca desde o início. A desvantagem da falta de SEO em uma loja virtual, por exemplo, é enorme.
O ideal é que todas técnicas de SEO sejam combinadas com os Links Patrocinados. O SEO contribui bastante com os links patrocinados quando se leva em consideração o Índice de Qualidade, determinante para definir as posições em resultados de busca. URLs amigáveis e um conteúdo bem trabalhado na otimização aumentam a relevância dos sites. O Google e os sites de busca em geral procuram por qualidade nos resultados.
Importante lembrar: o SEO é também deve ser trabalhado diariamente e não só no momento do desenvolvimento, conteúdo indexável (relevante) deve ser gerado constantemente, a ideia do Blog corporativo com conteúdo adequado e focado é muito bem vista e pode turbinar os resultados de uma busca.
Os resultados apresentados mostram que as ferramentas se complementam. Em nenhuma métrica ou situação podemos notar qualquer tipo de conflito entre as técnicas.
Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)