Registro de MarcaRegistro de marca e patente: 
Se você está começando um negócio (virtual ou não), cedo ou tarde vai precisar se preocupar com isso, sendo assim é importante ficar ligado. INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial, lançou nesta terça-feira, 19/3 seu sistema online para depósito de patentes.
O e-Patentes (Não funcionou no Google Chrome, apenas no Firefox) promete automatizar e simplificar todo o processo de registros de patentes do instituto. A meta é chegar até o final de 2014 com uma capacidade de 50 mil patentes ao ano.

“Quando você faz o preenchimento dos formulários eletrônicos, o formulário critica o que está sendo preenchido e os erros que a máquina consegue identificar são evitados já na hora do preenchimento. Além disso, como o formulário é transmitido por via eletrônica, não tem manuseio, não tem que digitalizar. Então, não tem extravio, não tem perda de informação na digitalização. Produz uma entrada de dados para o Inpi muito mais simples, ágil, limpa e livre de erros. Isso agiliza o exame”
Jorge Ávila, Presidente do INPI esta manhã no Congresso do INPI, no Rio de Janeiro.

Além do e-Patentes, outra novidade foi anunciada, o Cartão BNDES:

“Esperamos que o Cartão BNDES contribua para o aumento do número de pedidos de registro de propriedade industrial e fortaleça a inovação”
Maurício dos Santos Neves, representante do BNDES.

O cartão visa facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas aos serviços de propriedade intelectual, como registro de marca e patentes (Veja mais detalhes com requisitos de cadastro e taxas para o Cartão BNDES).
Leia mais sobre o assunto:
Conheça a Cartilha em PDF do INPI com todas as normas em quase 900 páginas…
No site do INPIINPI quer elevar o país à excelência na área da propriedade industrial
Convergência Digital:  e-Patentes: ferramenta para agilizar a inovação brasileira

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Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

1 Comment

  1. Esperamos que o INPI, a partir deste ano de 2014, consiga reduzir o tempo de duração dos processos sobre registro de marcas e patentes, de forma a estimular o crescimento da Propriedade Intelectual no Brasil.

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