Muitas das campanhas de realidade aumentada ainda não exploram muito bem a quebra de barreiras entre objeto físico e virtual, transformando a ação em uma brincadeira que pouco incentiva e gera baixos resultados.
Texto da Samanta Fluture para o Brainstorm 9 | Ikea lança catálogo que magicamente se transforma em um móvel
Usando a tecnologia de realidade aumentada para repensar seu catálogo impresso, a Ikea (Loja de móveis) desenvolveu um aplicativo que virtualmente transforma o papel em um móvel dentro da sua casa.
A tecnologia utilizada não é excepcional ao que vemos por aí, mas a experiência aonde ela foi construída e inserida faz toda a diferença: ao ler o catálogo, o usuário se depara com algum item que gosta. Tendo em mente que seu smartphone está sempre por perto, o maior esforço a se fazer é colocar o catálogo em algum lugar da sua casa, para então visualizá-lo como móvel através do aplicativo.
Leia também: E-commerce usa realidade aumentada para simular loja física
Todos os componentes tecnológicos da experiência já estão integrados, não havendo a necessidade de imprimir ou destacar nada.
A ação – um “Test-drive digital” – oferece uma forma muito mais apurada e instigante de repensar a decoração do seu espaço, no lugar de usar a fita métrica e apenas a imaginação.