Foi-se o tempo em que um fabricante podia se dar ao luxo de dizer: “Pode escolher a cor que quiser para seu carro, desde que seja preto”, como Fazia Henry Ford.
O foco da gestão empresarial mudou muito ao longo do tempo, da produção (como nesse exemplo), para a gestão, depois para o cliente e finalmente para a experiência do cliente.
E uma das experiências mais relevantes para qualquer pessoa ao fazer uma compra são as cores. Segundo estudos antropológicos citados no livro “Comunicação e Marketing”, da professora Clotilde Perez, o homem das cavernas só enxergava em preto e branco, tendo a evolução da espécie nos propiciado esse dom de visualizar toda uma gama de cores e seus significados.
E quem somo nós para ir contra a evolução da humanidade, não é mesmo?
É por isso que selecionamos aqui algumas dicas de como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas.
Mas, como o assunto é bem amplo, vamos focar em 3 temas principais:
- Posicionamento através das cores.
- CTA, o famoso Call to Action
- Combinação de cores.
Além disso, trouxemos diversos vídeos e links para infográficos.
Como usar a psicologia das cores para posicionar seu e-commerce
Não só para um e-commerce, mas qualquer marca precisa escolher as cores de forma a mostrar claramente seu posicionamento para o público.
E é fácil entender isso com exemplos, veja:
Imagine que você tenha um e-commerce especializado em livros de direito. Passaria por sua cabeça fazer uma página de e-commerce multicolorida, em tons de laranja, verde cítrico e amarelo?
Provavelmente não. Possivelmente você usaria tons de azul e cinza, eventualmente complementados com detalhes em outras cores.
No entanto, se esse e-commerce fosse especializado em equipamentos para esportes radicais, surf, skate, escalada etc., essa combinação de laranja, verde e amarelo poderia cair muito bem.
É este tipo de cuidado que você deve ter ao escolher as cores de seu e-commerce para posicionar sua marca criando uma identidade visual online adequada.
Veja um resumo rápido da psicologia das cores:
Azul: segurança, conhecimento e confiança.
Verde: juventude, crescimento e fartura.
Amarelo: luz, riqueza e atenção.
Vermelho: paixão, emoção e perigo.
Laranja: aconchego, proximidade, calor.
Preto: luxo, exclusividade e luto.
Branco: pureza, limpeza e paz.
Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.
Usando a psicologia das cores em CTAs
Existe a chamada teoria BOB, que diz que CTAs devem ser “Big Orange Bottons”, isto é: grandes botões cor de laranja.
Como toda generalização, a verdade não é bem esta. Ainda mais quando se trata de um elemento tão importante para seu e-commerce quanto o Call to Action.
Sim, é usual empregar CTAs (Botões de Call to Action) em cores chamativas, mas esta não é uma regra infalível. Dependendo do contexto e da identidade de sua marca, outras cores podem ser usadas, assim como outros fatores que interferem nisso tudo, tais como a frase ideal para usar, em que local da página colocar o CTA e outras dicas para seu uso.
Com certeza, não há como escolher a melhor cor para um CTA sem fazer testes A/B. Isto é: crie duas páginas idênticas e varie apenas a cor do CTA.
Faça uma campanha usando uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing e direcione metade dos usuários para uma página e metade para a outra. Depois, verifique a cor que funcionou melhor. Só assim você terá a resposta mais adequada.
Você pode ir refinando o processo e testar outras cores, assim como frases e outros elementos do CTA (uma coisa de cada vez!).
Neste vídeo, veja outras dicas sobre o uso de cores no marketing virtual:
Combinando cores no e-commerce
A melhor forma de se fazer isso é com o uso do círculo cromático.
Esta ferramenta de design consiste em um círculo em que você pode visualizar as cores complementares, as cores análogas e as cores triádicas, entre outras combinações harmônicas possíveis.
Entenda um pouco melhor:
- Complementares: Cores diretamente opostas no círculo e, por isso mesmo, se complementam muito bem. Bom para usar em sites mais dinâmicos e criativos.
- Análogas: Cores que são quase que variações de tom entre si. São parecidas, transmitindo mais suavidade e estabilidade, indicadas para lojas virtuais mais acadêmicas ou técnicas.
- Triádicas: São usadas 3 cores distantes proporcionalmente entre si, criando um contraste não muito forte e, ao mesmo tempo, uma combinação menos “rígida” das cores, o que pode atrair uma variedade maior de públicos.
Se você quiser se aprofundar neste assunto, dê uma olhada neste interessante vídeo:
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