Na hora de começar um e-commerce muitos empreendedores esbarram em uma grande dúvida: o que vender, afinal?
Bem, a primeira dica para quem está em busca do produto perfeito é optar por um mix muito diversificado de produtos pode não ser a melhor opção, já que a quantidade de grandes lojas virtuais é enorme e essa é uma concorrência nada justa, não é mesmo?
Por isso, uma boa opção para pequenos empreendedores que desejam ingressar no comércio virtual é investir em um e-commerce de nicho. Confira algumas razões para esta escolha:
Fidelize seu cliente
Imagine que você optou por abrir um e-commerce exclusivo para sapatos femininos em tamanhos grandes. A partir do momento em que uma mulher que tem dificuldade em encontrar calçados do tamanho dela abrir a sua loja virtual e ver que há diversos modelos que ela gosta, ela já ficará encantada.
Se fizer uma compra e gostar do atendimento, ela também vai voltar, certo? E, melhor do que isso, ela vai voltar direto para a sua loja porque sabe que só ali ela vai encontrar os sapatos que precisa.
Esse é um excelente exemplo de um cliente fiel que, além de gerar vendas constantes, também ajuda no marketing boca a boca.
Por exemplo, se a mulher que comprou na sua loja ficou satisfeita ela recomendará para amigas que tenham a mesma dificuldade que ela.
Dessa forma, você passa a ser a solução dos problemas de um grupo maior de consumidoras específicas. Excelente, não é mesmo?
Torne-se uma referência
Quando você aposta em uma loja virtual de nicho aumenta bastante as chances de se tornar uma referência na sua área de atuação.
Isso porque, além da qualidade do seu produto e serviço, você ainda conta com menos concorrência. Isto é muito valioso para uma pequena empresa!
Além de se tornar cada vez mais conhecida por potenciais clientes, sua loja virtual ainda terá divulgação extra. Vale dizer que empresas que se tornam referência, costumam ser bastante procuradas para dar entrevistas para meios de comunicação, participar de eventos do mercado, etc.
Ou seja, visibilidade garantida para o seu negócio!
Ofereça um produto e um serviço personalizado
Verdade seja dita: grandes lojas virtuais costumam ser bem impessoais. Porém, ao investir em um e-commerce de nicho você pode tirar vantagem desta característica apostando exatamente na personalização.
Cabe dizer que uma base mais restrita de clientes permite, por exemplo, que você ofereça uma embalagem diferenciada, dê um mimo no aniversário do cliente, faça uma comunicação personalizada com o nome do cliente, etc.
Estabeleça um relacionamento mais próximo com os seus clientes
Um empreendedor apaixonado por futebol que decide abrir uma loja virtual para comercializar camisas de time, por exemplo, tem tudo para estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes por um motivo muito simples: eles compartilham a mesma paixão.
Por isso, na hora de abrir o seu e-commerce, não deixe de levar em consideração as coisas que você gosta e os hobbies que você tem. Cabe ressalta que isto vai auxiliá-lo na hora de criar um elo com os consumidores do seu site.
Caso você seja um especialista, pode ter certeza que o cliente preferirá falar com você do que com qualquer empresa grande do mercado.
Apostar em um e-commerce de nicho é uma excelente alternativa para pequenos empresários que são especialistas em alguma área e não querem, ou ainda não têm condição suficiente para, entrar na briga com os grandes varejistas do mercado. Por isso, se você se enquadra em um dos dois casos, mãos à obra e boas vendas!
Do que você gosta? Já pensou em investir neste mercado e conquistar esse nicho para fazer seu e-commerce decolar? Conte suas ideias para a gente nos comentários!
2 Comments
Pingback: Como escolher o produto certo para minha loja virtual?
Boa noite ,quero muito abrir um e-comerce de camisas de times de futebol, sera que com 10mil $ consigo realizar esse sonho .incluindo estoque ,capital de giro etc tudo que necessita uma loja virtual .