O marketing de conteúdo é fundamental para o crescimento da empresa. Estima-se que é uma das formas mais eficientes e econômicas de gerar o alcance de clientes. Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma das variações do marketing digital, trata-se da produção de conteúdos relevantes e de valor para o consumidor, tendo como objetivo principal o engajamento do seu público alvo, expandindo o crescimento da rede de clientes e clientes em potencial.
O investimento em conteúdo proporciona crescimentos significantes tráfego orgânico do site da sua empresa, gerando mais oportunidades de negócio e crescimento. O marketing de conteúdo é adaptável a diversas plataformas, blogs, vídeos, redes sociais, entre outros.
Conteúdo relevante ao cliente é o conteúdo que supri e propõe soluções às necessidades do seu consumidor. Portanto, é necessário que o produtor de conteúdo tenha conhecimentos sólidos a respeito do público alvo da empresa, adequando a produção ao nicho e seus interesses.
Saiba quais são os 7 principais motivos para investir em marketing de conteúdo
É certo que a maioria dos seus concorrentes está investindo em técnicas de marketing de conteúdo na internet. Se você deseja compreender mais amplamente a influencia desse investimento em empresa, atente-se aos fatos a seguir:
1- Fortalece a relação empresa-cliente
A produção de conteúdo é a maneira pela qual a empresa se relaciona com o cliente em todo o processo de venda. A melhoria do relacionamento com os clientes diminui os riscos de desistência no processo de compra e de conversão aos concorrentes.
2- Faz com que os clientes se tornem um porta voz da sua empresa
Uma das melhores maneiras de fazer publicidade é por meio da indicação e avaliação dos seus clientes. Ao produzir conteúdo relevante e de qualidade, mais credibilidade é transmitida ao consumidor, construindo um relacionamento de confiança com a empresa.
3- Aumenta a influência da marca sob outros aspectos além da compra
Sabe-se que o cliente confia mais em empresas que realmente procuram oferecer soluções às suas necessidades por meio do marketing de conteúdo. A tendência é que os clientes não queiram se relacionar com marcas que só os procuram para divulgar produtos e conseguir vendas.
4- Promove o aumento do tráfego e de visualizações
O marketing de conteúdo proporciona que o seu site esteja mais bem posicionado nos ambientes digitais no quais seu público alvo circula. Deixar de investir em conteúdo é perder oportunidade de negócios e permite que seus concorrentes tomem seu lugar no mercado.
5- Permite atrair os clientes potenciais com conteúdo
O marketing de conteúdo propõe estratégias bem estruturadas para informar e atrair seus clientes. Dentre essas técnicas, pode-se destacar: otimização para ferramentas de busca (SEO), redes sociais, e-mail marketing, etc.
6- Aumento significativo nas vendas
Com o investimento na área de conteúdo, as possibilidades de vendas crescem, pois o cliente já estará familiarizado com a empresa. Evitando todo o processo de estabelecimento de confiança e credibilidade no processo de venda, que já foram estabelecidos na fase de marketing de conteúdo.
7- Ajuda no processo de fidelização
Estima-se que 70% do rendimento de uma empresa, advém da receita de clientes fieis. O marketing de conteúdo é a forma mais efetiva de continuar transmitindo valor ao cliente, mesmo após o processo de compra. Essa relação facilita o processo de fidelização e retenção de clientes.
Dicas para produzir conteúdos de qualidade
Como produzir conteúdos relevantes, de impacto e que proporcione o crescimento da empresa? Para que o marketing de conteúdo alcance esse fim, é importante seguir algumas dicas.
Conheça o seu público.
É fundamental conhecer mais sobre as necessidades da sua audiência e perfil dos seus potenciais clientes. Isso permite que o conteúdo seja adaptado aos interesses e a melhor linguagem do seu público.
Tenha domínio sobre o conteúdo produzido.
Evite especulações. Transmita informações que de fato são relevantes, verídicas e úteis a sua audiência. Estude muito e tenha embasamento do seu conteúdo. Isso passa muito mais credibilidade ao leitor.
Seja objetivo e simples.
Vivemos uma era na qual o consumidor preza pela velocidade e comodidade. Portanto, seja objetivo e vá direto ao assunto, de modo que o leitor já consiga prever o que vai encontrar no seu conteúdo. Essa objetividade torna a leitura mais fluida e satisfatória ao consumidor.
Principal motivo: aumento das vendas
Para o crescimento de sua empresa é fundamental o investimento em marketing de conteúdo para que o leitor se sinta alcançado e as vendas possam crescer significativamente.
Contudo, é importante que você esteja preparado para o aumento das vendas dentro da sua empresa. Para isso, uma boa ideia é fazer uso de um sistema de gestão empresarial. Dessa forma, o gerenciamento da sua empresa se torna mais eficiente e você tem estrutura para lidar com o aumento de clientes e tempo para se dedicar ao conteúdo e marketing da sua empresa.
Esse tipo de sistema ERP online oferece controle de estoque, controle financeiro, relatórios e muito mais, no quais você pode acompanhar os resultados do seu negócio, inclusive sobre o retorno do seu investimento em marketing de conteúdo.