O processo de vendas online ocupa uma parcela importante no mercado mundial, sendo muitas vezes o ponto de decisão que irá assegurar o sucesso de um negócio. Ao proporcionar ao cliente a comodidade de comprar algum produto em sua casa, o e-commerce possibilita uma aceitação mais rápida e gera uma maior demanda ao comerciante.
Porém, a criação de um espaço de vendas online não é suficiente para geração de possíveis compradores, havendo a necessidade da gamificação (gamification) nos processos de construção do layout da página e elementos de interatividade com o internauta.
O principal intuito dessa prática é engajar pessoas com a marca, através de estímulos facilmente empregados nas relações humanas, como, por exemplo cooperativismo, competitividade, status social, etc. Mas o que esse mecanismo pode fazer pelo meu negócio? Listamos algumas aplicações do gamification e quais suas vantagens nas ações de comércio online, confira:
A brincadeira de vender
A impessoalidade de alguns conteúdos — principalmente os de caráter técnico — costuma gerar um distanciamento das pessoas que visitam o site, não propiciando uma venda efetiva. Como solução, a criação de um personagem ou mascote para a marca ajuda no desenvolvimento da comunicação, criando empatia com os leitores e gerando mais interesse no produto ofertado.
Esses personagens facilitam tanto no manuseio correto da página, quanto nas especificações dos produtos e políticas da empresa (formas de pagamento, garantias, assistência técnica, etc). Desta forma, fidelizar clientes torna-se uma prática divertida e dinâmica.
Os jogos
Outra prática bastante saudável na sua loja virtual é a criação de disputas entre os próprios consumidores, através de jogos e atividades que possibilitem a conquista de pontos, moedas ou premiações na plataforma utilizada. Além de ser eficaz na geração de mais tráfego para o site, a aplicação de apelos de rivalidade instigam a compra e reforçam a marca na mente dos usuários virtuais.
Acompanhado dessas ações, a possibilidade de descontos com o acúmulo de pontos agrega maior relevância às disputas e amplia uma característica tão inerente nas pessoas: a competitividade.
O passo a passo
Quem nunca desistiu de uma compra por imaginar que as etapas da loja online seriam longas e burocráticas, que atire o primeiro mouse. Para realizar uma compra online, na maioria das vezes é necessário fazer um cadastro, registrando todos os dados pessoais para a entrega e pagamento da mercadoria.
Isso, apesar de necessário para a efetivação da compra, gera desgaste e desistência, prejudicando o e-commerce. Para amenizar esse problema, o mapeamento das etapas da compra é essencial para manter os consumidores até o final da transação, já que eles saberão o início, meio e fim de todo processo. Assim como qualquer game, o processo precisa ser instintivo, sem necessitar de qualquer instrução.
O prêmio final
O investimento em estratégias e ferramentas, apesar de parecer oneroso, propicia uma otimização dos resultados, facilitando a identificação das necessidades e desejos dos clientes, segmentando os produtos e serviços de acordo com a demanda existente. Uma pesquisa feita pela consultoria em tecnologia Gartner prevê que metade das empresas pertencentes ao Global 100 usará o conceito de gamificação até 2017, transformando definitivamente a forma como o empreendedor se relaciona com os seus clientes.
E então, está pronto para apostar na gamificação para fidelizar os seus clientes? Se você ficou com alguma dúvida não deixe de escrever para nós através dos comentários!
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2 Comments
Olá, boa tarde! curti bastante esse artigo.
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