Para mim, uma marca é um conjunto de quatro promessas que você faz para seu cliente:
- Para fornecer um produto ou serviço seguro e eficaz,
- A um preço justo,
- Através de um canal conveniente
- Com marketing compreensivo que explica como o produto deve ser usado de forma mais eficaz.
Se uma empresa cumpre consistentemente essas quatro promessas ao longo do tempo, ela constrói o que chamamos de “brand equity”.
Assim como as empresas criam capital financeiro por meio da crença dos acionistas na consistência de seus fluxos de caixa futuros, as empresas criam brand equity através da entrega consistente de promessas de marca. Se uma empresa falhar em cumprir suas promessas em uma dessas dimensões, seu patrimônio de marca pode ser prejudicado.
Como entender e mensurar o valor da sua marca para os consumidores
A crença coletiva em torno dessas promessas produz um poderoso efeito de rede. Clientes que compram produtos de uma empresa e acreditam na promessa de uma marca tendem a comunicar sua opinião a outras pessoas. Usamos o Net Promotor Score como uma medida do brand equity porque mede essa tendência de um cliente em recomendar um produto a outros.
Como a referibilidade está intrinsecamente ligada ao valor da marca, mais clientes em um NPS alto tendem a levar a um contínuo crescimento boca-a-boca. É por isso que as empresas com altos índices de NPS tendem a permanecer líderes de participação de mercado.
A marca é um efeito, não uma causa.
Em vez de se concentrar demais nos elementos visuais da marca, os empreendedores devem construir uma empresa que cumpra consistentemente essas quatro promessas de marca.
Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca
A partir desse bom trabalho, eles colherão uma grande marca que tem o potencial de construir patrimônio significativo ao longo do tempo com os clientes. Um design sofisticado e bonito pode ajudar uma marca, mas não deve ser forçado a trabalhar sozinho.
Texto publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor.
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