No mundo dos negócios, muito se discute sobre a importância da qualidade dos produtos e da administração em si. O atendimento ao cliente, por sua vez, frequentemente acaba ficando de fora das prioridades ou, quando recebe atenção, é visto pelos empreendedores como um fator extra, e não parte obrigatória do serviço.
São comuns no Brasil as queixas de consumidores insatisfeitos em relação ao tratamento – alguns, inclusive, precisam tomar medidas drásticas e recorrem ao PROCON para resolver suas complicações.
Um bom SAC, contudo, é algo que o cliente sempre espera – e não com baixas expectativas. Estima-se que, enquanto 80% das empresas acredita oferecer um “serviço de atendimento superior”, apenas 8% de seus consumidores concordam com essa perspectiva (de acordo com uma pesquisa realizada pela Lee Resources). Portanto, é fundamental identificar a necessidade do público e desenvolver um suporte abrangente, eficiente e humano. Só assim, com excelência, este pode ser realmente um diferencial.
Para termos um panorama geral da situação, preparamos um infográfico com alguns dados sobre o impacto do atendimento ao cliente no Brasil e no mundo:
Concorda que existem bons motivos para investir nesta questão? Quando a consultoria é bem efetivada, o consumidor é fidelizado e tem grandes chances de repetir a experiência de compra. Caso contrário, além de procurar outro serviço, ele pode relatar seu desagrado a outros clientes em potencial.
Quanto mais cedo a sua empresa desenvolver soluções satisfatórias para o público, maior será o seu crescimento.
Texto publicado no Blog da Nuvem Shop.
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