A pauta que não escapa dos jornais atualmente é a crise financeira que o país está vivenciando. Não foge também das mesas de bar, rodas de amigos e reuniões empresariais nas quais soluções para cortes de gastos estão começando a ser tomadas.
As estratégias de comunicação e marketing na maioria das vezes são o maior alvo de dispensa quando, na realidade, deveriam ser as maiores aliadas durante o gerenciamento de crise.
Ninguém pode deixar de vender, portanto, ninguém pode deixar de falar do seu produto através da publicidade, ainda que na crise. O momento torna maior a necessidade de otimizar os investimentos no que gera maior retorno, evitando gastos desnecessários.
É dentro desse contexto que a publicidade mobile vem crescendo por possuir uma maior assertividade, principalmente se ligada à localização indoor.
Marketing mobile: aumente a receita do seu negócio
Milena Zanini, gerente de operações da In Loco Media, aponta para uma pesquisa da Forbes que diz que 87% das vendas onlines serão feitas por um dispositivo mobile até 2017.
“O uso do mobile marketing é essencial para aumento de receita de qualquer organização, principalmente num ano de crise, pois ajuda a reduzir custos operacionais e diferencia a marca em relação a concorrência que pode ser tímida nesse momento de atenção geral”, acrescenta.
O que esperar daqui para frente?
Não à toa 2015 já era considerado o ano do mercado digital no Brasil mesmo em 2014, com o cenário de crise se desenhando.
Um levantamento da IDC aponta, ainda, que até 2016, o Brasil será o quarto maior mercado mundial de smartphones, confirmando a explosão digital no país e tornando clara a necessidade de voltar as atenções da publicidade muito mais para a mídia digital do que para setores mais tradicionais.