Podemos falar que mobile é apenas o futuro do E-commerce? Sim e não. O mobile commerce já é uma realidade no Brasil, porém outras novidades continuarão batendo à porta. A popularidade dos smartphones, dispositivos portáteis e que oferecem acesso fácil a aplicativos e redes sociais, tem aumentado exponencialmente, como um vídeo viral. O que podemos dizer então das compras por meio dos gadgets?
Graças aos avanços na segurança neste tipo de transação, a penetração destes dispositivos nas mais diversas classes sociais e nichos de mercado é iminente.
De acordo com a E-bit, as compras efetuadas por smartphones alcançaram 7% de participação de todo E-commerce em junho de 2014. No mesmo período do ano passado, o volume de transações era de 3,8%. É quase o dobro em compras e vendas efetuadas por estes aparelhos.
Entenda mais sobre o assunto com o nosso post de hoje!
O que isto significa?
Este crescimento representa para o Brasil e para o mundo uma nova forma rotineira de vender e comprar, além de agregar às empresas novas possibilidades de explorar o mercado e as propagandas de seus produtos ou serviços.
Isso vem apenas para dizer que o mobile commerce, que já está cada vez mais presente na economia mundial, representará, neste ritmo de crescimento, um futuro próspero para as transações originadas por smartphones. Portanto, nada mais propício do que ficar atento a essa realidade também para o seu negócio, certo? Em pouco tempo, qualquer negócio de internet terá uma regra número 1: MOBILE PRIMEIRO.
Todo e-commerce pode ser mobile?
Apesar de ser tentador ter o consumidor com o poder de compra na ponta de seus dedos e onde quer que ele esteja, estruturar um mobile commerce pode não ser tão fácil assim.
Além de um bom planejamento, é necessário também ter conhecimento do seu segmento de atuação e principalmente traçar um perfil dos seus clientes para saber se seus hábitos de compra online já incluem as transações por meio de dispositivos móveis.
Será que estou pronto para esse investimento?
Após verificar se o seu segmento pode ter potencial para transações mobile, agora é preciso cuidar de alguns detalhes fundamentais para iniciar. É preciso destinar um investimento especial para o site mobile, inclusive com orçamento reservado para campanhas de marketing mobile.
Como me preparar?
Em primeiro lugar é fundamental pesquisar, fazer benchmark e buscar cases de sucesso, principalmente dentro da sua área de atuação. Depois, é preciso saber o quanto vai ser necessário investir para obter sucesso com essa nova modalidade de negócio.
Será preciso adaptar o layout do seu site para que ele seja responsivo (se estiver começando, já inclua esta etapa no projeto), ou seja, que possua as mesmas funcionalidades de um site web com uma visualização adequada de acordo com cada dispositivo. Isso significa um arranjo diferente dos elementos do layout em cada uma dessas plataformas para facilitar a visualização e estimular a compra.
O que vem por aí?
Esta semana tivemos o lançamento do iPhone 6, com tecnologia NFC. O fato da Apple também investir (muitos smartphones Android já contam com NFC) na tecnologia deve significar a entrada definitiva e muitas novas oportunidades de negócio, agora a brincadeira começa de verdade. A ideia pode não se limitar apenas pela abolição do cartão de crédito. Podemos ter novos horizontes com integração de lojas físicas com virtuais, por exemplo.
Para entender melhor: NFC – Near Field Communication – é uma tecnologia que possibilita a troca de informações entre dispositivos através de uma simples aproximação física. Ela permite que seu device funcione como um documento de identidade, para realizar pagamentos ou carregar seu Bilhete Único (cartão com créditos de passagens de ônibus, metrô e trem de São Paulo).
Assista a playlist a seguir com 5 vídeos (celulares antigos!) para entender melhor sobre a tecnologia:
É importante saber que a qualquer hora será fundamental começar a investir para tornar seu e-commerce em amigável para smartphones, para aproveitar cada vez mais as vantagens e grandes oportunidades que que a vida mobile nos oferece. =)
Você já tem um site responsivo? Como foi seu processo de migração para o mobile? Compartilhe suas experiências conosco e, caso ainda tenha alguma dúvida, conte com a gente para esclarecê-las! Participe da conversa!
4 Comments
Realmente ter um e commerce resposivo/mobile é um investimento cuidadoso, mas eu acho extremamente valioso e positivo. Especialmente no segmento que atuamos, lingeries underwear.
Acho super importante ter o site responsivo e ter um app também! facilita muitooooooo a vida do cliente!!!!!! eu adoro o meu aplicativo……..
Perfeito, tivemos que nos enquadrar também nessa nova tecnologia.
Boa tarde á todos .
Essa é a realidade atual, conseguimos resultados acima de 50% de um ano para o outro utilizando dessa tecnologia.