Na última semana a Ebit divulgou a edição 43, mais recente do relatório Webshoppers, com os principais números do mercado de E-commerce no Brasil em 2020. Em um ano diferente de tudo que conhecemos, os desafios para os empreendedores foram grandes e, assim como em todas as crises, alguns setores acabaram com vantagens pela situação, outros sofreram bastante.
De uma maneira geral, o mercado apresentou um expressivo crescimento em vendas, R$ 87,4 bilhões, foram +41% do que em 2019, maior crescimento em 10 anos, impulsionado pelo fechamento do comércio em todo país.
Evolução de vendas no e-commerce brasileiro
(2011 – 2020)
Os números de pedidos e ticket médio corroboram com o racional para entender os expressivos resultados de vendas. O crescimento em pedidos durante o ano da pandemia foi 30% superior.
Número de pedidos no E-commerce em 2020
Os 148 milhões de pedidos em 2019 foram superados por 194 milhões em 2020, com o maior ticket médio dos últimos 10 anos, R$ 452 em média por pedidos.
O ticket médio também vale destaque ao comparar com consumidores novos com recorrentes, em 2019, por exemplo, consumidores recorrentes gastavam em média R$ 434 por pedido, enquanto os novos entrantes do mercado, R$ 404. Já em 2020 essa diferença diminuiu bastante, são R$ 453 de ticket médio gastos por consumidores recorrentes, contra R$ 443 gastos por novos consumidores (são 13 milhões de pessoas novas), a diferença de R$ 30, caiu para R$ 10 .
Quando nos aprofundamos nos detalhes de vendas, entendemos os segmentos que mais sofreram com as restrições impostas pela pandemia. O setor Automotivo, por exemplo, apresentou uma queda de -46% em quantidade de pedidos, e -37% em faturamento. O setor de Bebidas é outro que sofreu, são -27%.
Do outro lado, as lojas que vendem online no segmento de Petshop apresentaram um crescimento de +143% na quantidade de pedidos. Outros segmentos também chamaram atenção, como Perfumaria, Informática e Lojas de Departamento.
Em especial o setor de Lojas de Departamento tem o maior destaque ao analisar a “importância para o faturamento”. Por representar um volume de faturamento muito maior que outros segmentos. Aqui a força de marca acaba pesando bastante, principalmente levando em consideração os novos consumidores.
O e-commerce no Brasil por região
Ao analisar as regiões, o mercado reprimido e a tendência de crescimento mostrada em edições anteriores pelo Nordeste mostra consolidação. Em importância de vendas, a região Nordeste saiu de 18,5% em 2019, para 31,7% em 2020, abrindo “vantagem” para a região Sul, que em 2019 era quase a mesma.
Datas comemorativas do mercado de e-commerce no Brasil
Outra informação bem interessante trazida pelo relatório, é sobre o faturamento do mercado brasileiro por data sazonal.
O Dia dos Namorados se tornou a data mais importante em 2020 pela coincidência com o período de maiores restrições impostas pela pandemia. O número de pedidos com presentes para namorados cresceu 63% em 2020, com 17% a mais de ticket médio. O Dia das Mães, também próximo apresentou 64% de crescimento, mas com apenas 2% a mais em ticket médio.
Do outro lado, o Dia das Crianças teve a maior queda, são -8% em pedidos e -15% em ticket médio. O maior ticket médio ainda é o da Black Friday, com R$ 652 gastos em média por pedido.
Para acessar a versão gratuita do relatório Webshoppers, acesse o site da Ebit.
Para mais números do mercado de e-commerce, acesse:
Os números do mercado de E-commerce
2 Comments
Em 2016 já tinha um estudo sobre as tendências do e-commerce. em 2021 isso indo além das expectativas que impressionante.
Thanks for sharing this great and useful post.