Diego Rocha, aluno do nosso Curso SEO na Prática elaborou uma relevante análise técnica da loja virtual de camisetas Porta dos Fundos. As dicas são bem adequadas e valem para todos. Leia com atenção o texto abaixo.
O melhor canal humorístico do Youtube inaugurou sua loja online com a melhor plataforma livre de e-commerce. Hoje vou analisar esta combinação quase perfeita entre Porta dos Fundos + Prestashop.

Análise técnica: Loja virtual de Camisetas Porta dos Fundos poderia ser melhor
Porta dos Fundos inaugurou recentemente sua loja virtual de camisetas na plataforma PrestaShop.

SEO

A primeira coisa que um profissional da área digital analisa é o SEO do site ou loja. Isto porque não visitamos um site digitando o endereço diretamente na url, mas sim o nome do site ou empresa no Google.

Print da pesquisa “Loja Porta dos Fundos” no Google dia 28/09/2013.
Print da pesquisa “Loja Porta dos Fundos” no Google dia 28/09/2013.

Há uma falha grave de SEO na Loja Porta dos Fundos. Perceba que a descrição da página nada mais é do que um conteúdo publicado no twitter e indexado no site por um módulo. O correto seria um descrição detalhada do site. No código fonte percebemos que a atenção necessária para esse quesito foi ignorada:
Código fonte da loja Porta dos Fundos
Código fonte da loja Porta dos Fundos

Prestashop é uma plataforma de e-commerce extremamente preparada para SEO. O lojista e o desenvolvedor conseguem visualizar em seu painel back-office como está o título, descrição, url amigável e palavras chave de cada página do site.  A faca e o queijo estão nas mãos da equipe do Porta dos Fundos.
A ‘meta description’ de cada página é indexada pelo Google para exibir uma breve descrição do site. Se o projeto fosse meu deixaria algo assim:
Simulação de Meta-description
Simulação de Meta description

Essa descrição seria melhor não só para o Google, mas também refletiria em vendas. Isto porque o siteemociona o cliente desde o primeiro contato, ainda no Google. Um site de vendas não pode simplesmente ‘vender produtos’, é necessário vender a solução ou a emoção para o cliente.
‘Agora você pode vestir-se com aquele vídeo que te fez rir a semana inteira’: Ao ler essa mensagem um vídeo super engraçado do Porta dos Fundos veio em sua cabeça sem você perceber. Aqui já conquistamos o cliente emocionando ele. O termo “Agora você pode…” remete algo novo, que antes não era possível, mas agora sim, a solução para seu problema chegou.
Camisetas temáticas Porta dos Fundos‘: Aqui temos uma descrição técnica e importante para SEO. O produto do site é exclusivamente camisetas, então a palavra chave junto com a marca/empresa é importante nesse local.
Compre nossas camisetas e faça sucesso com a galera!’: Nesta frase eu mostro a solução diretamente para o público alvo. O Porta dos Fundos tem público de todas as idades, mas a grande maioria com certeza são Jovens e Adolescentes. O que esse tipo de público gosta? Qual a necessidade desse público? Resposta: Fazer sucesso com a galera. Ser popular. Ou seja, eu tenho a camiseta que te deixa popular. Meu produto é a fórmula mágica do seu sucesso com a galera.
Ter uma descrição qualificada é muito importante para qualquer site. É o primeiro contato da empresa com o cliente. O Google apresenta seu site, o cliente estende a mão para lhe cumprimentar e você tem que se antecipar “Prazer, eu sou fulano… Venha me conhecer melhor”. É assim que funciona!
Outra coisa importante é referente ao domínio do site. A turma do Porta dos Fundos escolheu manter a loja em um subdomínio: loja.portadosfundos.com.br – Isso é ruim. O google entende que um subdomínio é um site diferente do domínio principal, ou seja, este domínio não tem vínculos comportadosfundos.com.br. Dessa forma a loja virtual não herda o pagerank do site da empresa. Abaixo você consegue visualizar que o domínio principal possui pagerank 4 e a loja tem um pagerank 0.
Análise do PageRank do subdomínio e do domínio principal.
Análise do PageRank do subdomínio e do domínio principal.

O melhor a fazer é ter a loja em um diretório: portadosfundos.com.br/camisetas
Vale ainda ressaltar que a equipe do Porta dos Fundos não adquiriu domínios semelhantes para evitar que outras pessoas usufrua da marca para criar sites semelhantes e faturar com afiliados e outros programas. Veja abaixo o domínio disponível pelo registro.br:
Domínio lojaportadosfundos.com.br está disponível para registro.
Domínio lojaportadosfundos.com.br está disponível para registro.

No site encontramos outros erros, como por exemplo a página 404 (exibida quando a página não existe). Há uma imagem gigante do Prestashop na página 404. O correto é colocar alguns produtos nessa página. Se o cliente não encontrar uma página ele terá a opção de sair para uma página de produto e não fechar a página de erro.
Imagem PrestaShop na página de erro.
Imagem PrestaShop na página de erro.

Os produtos possuem nomes muito simples e pequeno. Eu acrescentaria a palavra ‘Camiseta‘ em todos os produtos. Isto porque o site não vende ‘Sobremesa’, mas sim Camiseta Sobremesa. Com certeza a loja tem um tráfego acima da média, logo as páginas serão muito mais relevantes que outras lojas já existentes. O Google tem que entender que seu produto é camiseta e não sobremesa.

Design

Por mais que o Porta dos Fundos tenha um logotipo ‘branco no preto’, ainda assim, não precisava deixar o site inteiro na cor preta. Dá uma impressão negativa, fúnebre, sem vida. Olhe abaixo uma linha de produtos como teste na cor branca, acho que ficaria bem melhor assim:

Simulação da loja em fundo branco.
Simulação da loja em fundo branco.

As páginas de produtos não tem foco na venda. Perceba na imagem abaixo que as informações de maiores destaques são os textos de nome de produto e a informação para assistir ao vídeo correspondente:
Página de Produto, falta foco na venda.
Página de Produto, falta foco na venda.

É legal a pessoa saber de qual vídeo a camiseta representa, mas é um ponto de saída do ambiente de compra. A pessoa assiste o vídeo e ao final aparecerá sugestões de outros vídeos que podem ser do Porta dos Fundos ou não. Poderá encontrar um vídeo interessante e simplesmente sair da compra para assistir no Youtube. Ele nunca mais voltará para aquela compra.
O botão ‘Adicionar ao Carrinho‘ não tem destaque na página, o cliente precisa procurá-lo. Sem contar que a cor é semelhante as cores do facebook, automaticamente a pessoa nem lê a informação achando que aquele botão serve para compartilhar nas redes sociais.

Funcionalidades

Há partes do site com erros, como por exemplo um link no rodapé para os tamanhos das camisetas onde as imagens não são exibidas:

Erros nas escolhas de tamanhos.
Erros nas escolhas de tamanhos.

As formas de pagamento são apresentadas em vídeo pelo ator Gregório Duvivier, mas alguns clientes podem não ter caixas de som ou fones de ouvido para entender a fala. O correto seria uma página com conteúdo em texto e também o vídeo.

Pontos de sucesso

A exibição do Instagram com as fotos de clientes que compraram é uma sacada genial para incentivar outras pessoas a comprarem também.
O nome do contato Judith é muito mais que apenas engraçado. É a demonstração que o setor de atendimento não tratará o cliente da mesma maneira que o personagem no vídeo.
A divulgação da loja junto com os vídeos de humor alcançará uma quantidade enorme de público.
O vídeo na página inicial feito pela equipe apresentando as áreas do site é muito interessante. Assim o cliente não fica com medo e tem a certeza que a loja é realmente deles. Assista:

Considerações finais

Tenho certeza que a loja virtual de camisetas do Porta dos Fundos vende muito simplesmente por seu produto associado a marca do grupo. Todas as observações acima poderiam aumentar ainda mais as vendas ou a visibilidade da empresa, mas eles não precisam disso para vender. Se você vai começar sua loja virtual e não tem uma legião de fãs assim como eles, tenho certeza que precisará seguir minhas dicas para não ser apenas mais uma loja na rede.
Faça como o Porta dos Fundos, utilize o Prestashop. Não faça como o Porta dos Fundos, dê atenção aos detalhes da sua loja.
Se alguém da equipe do Porta dos Fundos ler este texto e quiser usar minhas dicas fique a vontade, apenas mande uma camiseta da equipe junto com o livro para minha casa.
Se você também tem uma loja e quer uma análise, envie suas informações através do formulário abaixo…

Publicação do Diego Rocha no Blog DiegoDigital.com.br
Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

9 Comments

  1. Ótimas observações, Diego. Eu ainda não conheço a plataforma prestaShop eu uso o Opencart, mas as orientações e observações que vc fez podem ser usadas em qualquer e-commerce. PARABÉNS!!

    • Olá Naldo. Exatamente, as dicas podem ser utilizadas em qualquer ecommerce. São assuntos simples e básicos que todos devemos dar uma atenção especial.
      O Prestashop é uma das melhores plataformas OpenSource.

    • Sim Lena, a intenção do post sempre foi agregar valor para um grupo fantástico de muito sucesso. Considero muito importante os gestores de e-commerce terem conhecimentos, ainda que mínimo, em SEO.

  2. Gostei da analise, porém a melhor plataforma considerada por numero de usuários e gestão de tecnologia agregada hoje é a loja Magento. Parabéns pela analise!

  3. Legal análise! Dá pra aprender bastante com esse texto, muito bom!

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