O layout da loja virtual é, em minha opinião, um dos pontos chave para que uma venda seja bem sucedida.  Detalhes como menus bem posicionados, informações sobre os produtos bem distribuídas e fáceis de encontrar, imagens, vídeos, e botões ao alcance do usuário (tornando a experiência de navegação eficiente e até divertida), podem fazer a diferença no fechamento de uma venda e, posteriormente, na volta do cliente à loja.
Existem hoje muitas agências especializadas em criar e desenvolver lojas virtuais. Muitas oferecem soluções visuais interessantes, layouts descolados e funcionais, mas, por mais conhecimento que demonstrem ter, o conhecimento do seu negócio é que vai demandar se as soluções visuais apresentadas serão eficientes ou não. Portanto cabe a nós empreendedores estar sempre estudando e de tempos em tempos restruturando e melhorando o layout.
Um fator simples que comprova essa informação é a atualização dos banners da loja, por exemplo. Para entender se o layout é funcional e agradável, ultimamente tenho me voltado para o Google Analytics.
Analisar os links mais clicados, as páginas onde os usuários se demoram mais, outras que geram uma rejeição maior, dão indicações que muitas características visuais podem ser melhoradas ou reposicionadas, tornando a experiência de navegação e compra mais agradável. Existe uma ferramenta muito interessante no Analytics que mostra visualmente a porcentagem de cliques no próprio layout do site.
Como também estou em fase de atualização da minha loja, seguem algumas dicas:

?Tematize o seu layout de acordo com o segmento em que você atua. Faça com que seu cliente se identifique com o design do site;

?Facilite a navegação ao máximo. O posicionamento de menus,  links e botões que facilitam a ida e volta a páginas da loja são fundamentais. Destacar o botão comprar com cores diferentes do layout geral da loja aumentam a taxa de conversão (fato comprovado por mim);

?Nos textos de sua loja, principalmente na descrição dos produtos, separe os parágrafos com uma linha de espaço. Acredite, faz uma grande diferença no visual e facilita muito a leitura.

?Evite detalhes desnecessários como cantos arredondados, grandes imagens de fundo e outros detalhes visuais que podem deixar o processamento de sua loja lento. O layout deve ser bonito e agradável, mas deve ser eficiente e não atravancar o processamento da loja.

?As cores apresentadas devem sempre mostrar equilíbrio e conforto e nem sempre as soluções apresentadas por agências ou desenvolvedores agradam. Sendo assim, projetar um ideia de que cores utilizar facilitam  o trabalho das agências. Para isso, o site Kuler pode ajudar.

Muito se tem a dizer em relação a como sua loja irá parecer, muito relacionado a gosto e opiniões. Mas o mais importante de tudo é analisar o que seus clientes estão achando e o que seus concorrentes estão fazendo. O segredo é estar sempre um passo a frente.

Author

Formado em Ciência da Computação e Desenho Industrial, passou por diversas agências de Publicidade e Marketing Digital ao longo de 10 anos, atuando em criações e desenvolvimento de lojas virtuais, campanhas publicitárias entre outros. Em 2004 recebeu um prêmio internacional pelo trabalho em ergonomia cognitiva pelo Congresso Internacional de Iniciação Científica, CONIC & COINT SEMESP. Em 2011 fundou a loja virtual Clickbiblias.com, que tem sido um case de sucesso com crescimento significativo no segmento.Em 2014 fundou juntamente com outros sócios e especialistas na área de e-commerce e direito digital o primeiro tribunal arbitral do e-commerce, o ejuiz.com.

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