Cada rede social representa uma oportunidade a mais para que empresas possam estabelecer um canal de contato direto com seu público. Nesse contexto, o Periscope surge como uma opção viável para empresas de todos os portes se aproximarem ainda mais de seus seguidores.
Mas como usar o Periscope para criar boas ações de marketing? Antes de mais nada você precisa ter um objetivo, que pode ser impulsionar as vendas de um novo produto, aumentar a interação e engajamento com a empresa, humanizar a marca, educar o mercado, fazer promoções ou criar ofertas exclusivas.
Enfim, uma série de possibilidades que podem ser pensadas ao utilizar um app de transmissão de vídeos ao vivo. Mostraremos agora algumas maneiras de tirar proveito desse aplicativo para promover ações junto ao seu público. Confira!
Lançamento de produtos
Se você construiu uma base de seguidores engajados, o Periscope se torna uma oportunidade bacana para promover novidades do seu e-commerce, especialmente os novos produtos. Mas não é qualquer oferta que merece esse destaque, somente aquelas que tem potencial gerar expectativa em seu público.
Você pode estabelecer como parâmetro de escolha os produtos mais comprados e que recebem constantes atualizações ou remodelagens.
Sessões de perguntas e respostas com o público
Essa é uma ótima ocasião para eliminar dúvidas e objeções que possam estar prejudicando o uso de produtos ou a intenção de compra por parte dos consumidores. Diferentemente de um atendimento, o ideal aqui é fazer uma transmissão aberta para que todos os usuários possam fazer perguntas por meio dos comentários em tempo real e tenham seus questionamentos resolvidos.
Usando as transmissões para essa finalidade, você colhe feedbacks relevantes do público. São informações que podem ajudar a otimizar processos internos e a forma como suas ofertas são apresentadas.
Demonstrações de uso de produtos e serviços
Ideal para produtos e serviços com um maior planejamento de compra e para o público que precisa de uma prova mais convincente para efetuar uma aquisição. Mas é bom não confundir com aqueles programas e emissoras de TV que vendem suas inúmeras ofertas diariamente.
A vantagem do Periscope é que as transmissões são feitas ao vivo, ou seja, não tem cortes e nem edições. Isso ajuda a aumentar a credibilidade da marca e a confiança no produto.
Promover ofertas e descontos exclusivos
Isso pode ser feito no Periscope na maioria das ações ditas anteriormente. Por exemplo, um código promocional ou um link que leve a uma página exclusiva de uma oferta pode ser enviado aos usuários que estiverem acompanhando uma determinada transmissão em tempo real.
Pense na experiência proporcionada aos clientes. Eles gostam de fazer parte de um grupo com vantagens exclusivas.
Como qualquer outra rede social, o Periscope se mostra muito eficiente naquilo que se propõe a fazer. O uso do streaming é uma tática valiosa em qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, vídeos são relevantes tanto para aumentar o engajamento quanto as receitas dos e-commerces, ou seja, funcionam bem no institucional e no comercial.
Ficou interessado em como utilizar o Periscope? Desenvolvemos o Guia do Periscope para lojas virtuais abaixo com tudo que você precisa saber para começar a trabalhar com o aplicativo e ampliar sua estratégia de atuação de Marketing Digital.