Se as suas páginas trabalham com versões em HTTPS, o Google provavelmente mostrará elas acima das páginas com versões em HTTP
Zineb Ait Bahajji anunciou em dezembro de 2015 que o Google está avançando sobre a questão do Certificado Digital SSL, o gigante promete priorizar e escolher as páginas em HTTPS acima de qualquer página em HTTP.
Isso significa que se a navegação interna do seu site faz referências à URLs em HTTP, o Google vai verificar se as mesmas páginas trabalham em HTTPS. Se a resposta for positiva, o Google indexará a versão HTTPS e mostrará as referidas páginas nos resultados das pesquisas.
O Google disse: “Nós gostaríamos de anunciar hoje que estamos ajustando nosso sistema de indexação para procurar por mais páginas em HTTPS… Especificamente, nós começaremos a rastrear páginas em HTTPS que sejam equivalentes a páginas em HTTP, mesmo quando não haja ligação do primeiro (do HTTPS) com página alguma… Quando duas URLs do mesmo domínio parecerem que têm o mesmo conteúdo, mas que sejam distribuídos ao longo de diferentes esquemas de protocolo, nós tipicamente escolheremos indexar a URL em HTTPS”.
As condições incluem:
• Não conter dependências inseguras;
• Não estar impedido de rastrear pelo robots.txt;
• Não redirecionar usuários para ou através de uma página HTTP insegura;
• Não ter um link de rel=”canônico” na página HTTP;
• Não conter uma meta tag robots com NOINDEX;
• Não ter links dentro do Host que apontam para outras páginas com URLs em HTTP;
• Listar o sitemap com a URL em HTTPS ou não listar a versão HTTP da URL;
• O server ter um certificado TLS válido.
A primeira condição é a mais importante, é aquela em que as páginas não contêm “dependências inseguras”. Muitas páginas contêm imagens inseguras, conteúdos inseguros, embeds inseguros (um vídeo, uma apresentação incorporada de outro site, por exemplo), e por aí vaí.
Isso tudo é parte dos esforços (extremamente válidos) do Google para criar uma web mais segura.
Texto traduzido do Search Engine Land.
1 Comment
Sobre a primeira condição: Se tiver um banner adsense, um player de vídeo do Youtube não vai rolar…. E sobre o host, se seu domínio está num server compartilhado, pode esquecer pq tbm não vai rolar….