E – Glossário do Profissional de E-commerce

E.B.I.T.D.A. (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization): é o ganho líquido de uma empresa antes da contabilização dos juros (interest), impostos (taxes), depreciação (depreciation) e pagamento de dívidas (amortization). É um dos muito parâmetros utilizados para se avaliar a lucratividade e valor de uma empresa.

E.R.P (Enterprise Resource Planning): são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc).

E-bit : é uma empresa fundada em 1999, pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil. Desde o início, conta com o apoio de parceiros conveniados que asseguram credibilidade e qualidade nos serviços prestados. Ao mesmo tempo em que busca oferecer aos consumidores uma opção rápida, segura e divertida para fazer suas compras, também disponibiliza meios para auxiliar as empresas a atrair, manter e rentabilizar seus clientes, alavancando a utilização da internet como um poderoso canal de relacionamento. Veja os textos sobre a E-bit.

E-book: é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de e-books são o PDF e HTML. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de internet para ser aberto. Vai te interessar: 15 materiais gratuitos para educar o Profissional de E-commerce.

E-behavior: ferramentas de e-behavior detectam padrões de comportamento dos internautas e sugerem conteúdo de acordo com seus interesses.

E-business: qualquer empreendimento baseado na web ou as transações de negócio feitas entre empresas pela internet. Normalmente é utilizado em seu lugar o termo e-commerce, embora não tenha a mesma abrangência.

E-consumidor: consumidores que efetuam compras em lojas virtuais.

EDI (Electronic Data Interchange): troca de dados entre empresas através de padrões estabelecidos

E-procurement: a palavra “procurement” significa de adquirir, comprar.  Acrescentando-se o tradicional “e” tem-se o processo de compra realizado de forma eletrônica. É uma aplicação ou um site que tem por objetivo a aquisição de mercadorias, geralmente suprimentos.

E-SEDEX: é um serviço expresso para o envio de mercadorias, adquiridas por meio do comércio eletrônico com tratamento prioritário e entrega em domicílio. A diferença básica entre o E-Sedex e o SEDEX é o valor do frete. O E-SEDEX possui um custo menor, comparado com o Sedex, mas atenção: ele não está disponível em todas as cidades. O SEDEX tradicional cobre todo o território brasileiro.

Escopo: é o documento que fica definido o foco do projeto, tudo que ele engloba, quais são as necessidades que deve atender e como serão atendidas, prazos e o que deve ser entregue.

Espaço: unidade de medida da mídia reservada pelos veículos, para inserção de mensagens publicitárias.

E-user (Electronic User): qualquer pessoa ou empresa que interaja diretamente com serviços online, especialmente e-business ou e-commerce, tais como clientes, funcionários, colaboradores, parceiros, fornecedores e canais de venda.

Extranet: é uma rede de computadores interligados exclusivamente, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus clientes e fornecedores.

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