O que é Gamification?
Nesta semana (de 22 a 26 de julho/2013) , o ProXXIma preparou uma série de cinco vídeo-reportagens explicativas para mapear estratégias e desafios de fidelizar clientes com “gamificação”.

Em outras palavras, você adota mecânica de jogos, em plataformas que não tem necessariamente essa funcionalidade. O conceito é aplicar características envolventes aos elementos de uma marca de maneira que exponencie e qualifique a experiência do consumidor com determinada empresa.
A demanda por campanhas Transmídia que utilizam recursos lúdicos e de competição para engajar consumidores à interagir por mais tempo de maneiras diferentes e em diversos canais cresce a cada dia. O engajamento, retenção e viralização gerado por uma mecânica dessas é geralmente bem maior.
Exatamente por isso, um dos objetivos é fazer  o mercado entender melhor como funciona e quais são as possibilidades que o gamification traz. De início, um panorama-geral, com o professor, economista e pesquisador da USP, Gilson Schwartz e com o CEO da agência Hive, Mitikazu Lisboa.

“O primeiro problema é não saber o que é gamification e o segundo problema é não saber executar ele bem…”

Na segunda reportagem falam Aline Rossin, diretora de atendimento da LiveAD – agência responsável por diversos trabalhos com plataformas gamificadas – e Paulo Santamaria, gerente de digital e social media da Lenovo Brasil.

Agora, Bruno Henz, profissional de marketing e Leo Xavier, fundador da Pontomobi, fazem o link entre gamification e mobile.

Encaminhando-se para o fim da série de reportagens, chegamos ao Gamification nas Mídias Sociais para o quarto episódio. Algo impensável seria uma campanha com Gamificação ausente das redes sociais. Destaque para o case da Mitsubishi.

E foi publicado hoje o último episódio: As vantagens das startups em produzir plataformas gamificadas:

Veja as originais no site da ProXXIma: Especial Gamification: A arte e os desafios de fidelizar consumidores pelos games

Como conquistar engajamento e motivar seus clientes com gamification

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Como conquistar engajamento e motivar seus clientes com gamification

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Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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