Se você deseja começar um negócio online no próximo ano, confira as principais recomendações para ter um empreendimento de sucesso e lucre com ele!

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou bastante e isso se deve ao fato de que, cada vez mais, pessoas têm acesso à internet e às novas tecnologias, algo que vem tornando suas decisões e ações de compra cada vez mais práticas.  

Obviamente, é preciso ressaltar que o cenário pandêmico também contribuiu para fortalecer essa mudança de comportamento e o crescimento de negócios online, mas a perspectiva é que mesmo com a normalização, esse setor de empreendimentos digitais continue crescendo, se fortalecendo e aumentando o seu lucro.

Para se ter uma noção, agora em 2021 foram registradas 78,5 milhões de compras online, o que representa um crescimento de 53% em relação ao ano passado. 

Desse modo, o empreendedorismo digital no Brasil não é mais uma tendência, mas sim uma forte realidade e quem pensa em empreender pode, e deve, considerar em suas opções começar um negócio online.

Para te ajudar, preparamos neste artigo dicas práticas de como montar o seu negócio online em 2022. Confira agora e boa leitura!

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Motivos para começar um negócio online 

Iniciar um negócio online possui diversas vantagens que podem ser determinantes para quem deseja começar a empreender. 

Por exemplo, os custos são mais baixos, pois não possuem os gastos que um negócio físico exige, como aluguel, água/luz, IPTU, mobília, custos com transporte e por aí vai.

Também é mais fácil segmentar o público alvo, pois a internet oferece inúmeras possibilidades de estudar quem são os seus consumidores e de como chegar até eles.

Além disso, o alcance é bem maior, pois não existem limitações geográficas e havendo uma boa logística para entrega de produtos, “o céu é o limite”.  

Outro ponto que vale destacar é a flexibilidade, você pode fazer os seus horários e trabalhar de onde quiser, entre outros vários motivos. 

Como começar um negócio online em 2022?

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você a começar um negócio online no próximo ano.

  1. Escolha um nicho de mercado 

O nicho de mercado é a segmentação do público-alvo. Esse nicho representa as preferências de determinado grupo, seus problemas e possíveis soluções. 

Por isso, saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. 

Faça uma lista com os mercados em que você quer atuar e com os segmentos que você mais gosta ou domina. 

Depois, faça uma pesquisa sobre quais destes são mais rentáveis, quais permitem que você possa inovar e quais possuem mais concorrência, para que você possa avaliar a viabilidade econômica deles em um negócio. 

  1. Defina o seu orçamento

Apesar de precisar de um investimento menor que um negócio físico, um negócio online ainda precisa de investimento. 

Por isso tenha bem definido o quanto você poderá gastar inicialmente, seja para legalizar a empresa, para divulgação com marketing digital, para compra de domínio e construção de site (caso você não saiba fazer), além de gastos com aquisição de produtos para estoque, contratação de colaboradores, entre outros gastos.  

  1. Faça um plano de negócios 

Um bom plano de negócios é capaz de antecipar possíveis situações e criar estratégias para lidar com elas, além de ajudar você a entender o mercado e suas mudanças. E essa é uma etapa igualmente essencial para empreendimentos virtuais. 

Para começar, descreva o seu empreendimento e qual o diferencial dele no mercado; descreva seu perfil como empreendedor e dos colaboradores, caso os tenha; defina quais produtos, serviços e principais benefícios do negócio para o público-alvo, entre outras informações. 

Um plano de negócios abrange muitos aspectos e quanto mais detalhado ele for, melhor será para você. Muitos sites fornecem modelos gratuitos e completos de plano de negócios, pesquise e encontre qual se adequa melhor ao seu negócio. 

  1. Firme boas parcerias 

Por mais que você domine sua área de atuação, o apoio das pessoas certas para começar um negócio online é essencial, sejam eles parceiros comerciais, tecnológicos ou fornecedores.

A qualidade dessas parcerias é importante pois está diretamente ligada com o bom funcionamento do seu empreendimento. 

Assim, se você optou por investir em uma loja virtual de roupas, por exemplo, é importante que seus fornecedores ofereçam produtos de qualidade e dentro do prazo, que os parceiros na divulgação saibam como atingir o público alvo e que os parceiros responsáveis pelo atendimento sejam atenciosos e dedicados em resolver os problemas. 

  1. Escolha uma plataforma de vendas 

Ao decidir empreender pela internet, você precisa escolher por onde fará isso. Pode ser em e-commerce com um site próprio ou em marketplace

Uma loja virtual funciona como um modelo único de negócios e é uma marca exclusiva do seu empreendimento. 

No e-commerce é você (ou um desenvolvedor) quem controla os códigos, a hospedagem, todas as melhorias e formas de integração. Fica por sua conta a gestão e personalização do ambiente virtual. 

Já o marketplace funciona como um Shopping Center, onde em um só portal estão reunidos diferentes vendedores. Nesse modelo a infraestrutura já vem pronta, e você só precisa se cadastrar e anunciar os produtos. 

Ambos os tipos possuem vantagens e desvantagens que vão ser definidas de acordo com o objetivo do seu negócio. 

Por isso, faça uma pesquisa detalhada sobre essas duas opções para entender qual delas se enquadra melhor ao seu negócio online. 

  1. Divulgue o seu negócio online 

Entenda que nesse sentido não existe uma fórmula mágica de divulgação, são várias as estratégias e tipos de abordagem possíveis e um plano de marketing se faz necessário para entender e determinar quais são as mais ideais para o seu negócio. Veja algumas ideias

  • Faça presença nas redes sociais com conteúdo de qualidade e relevante para seu nicho;
  • Otimize seu site para motores de busca;
  • Faça parcerias com influenciadores que atinjam seu público-alvo;
  • Invista em Google Ads;
  • Participe de grupos online para criar um relacionamento orgânico;

Essas são apenas algumas sugestões, mas procurando por Marketing Digital na internet você terá acesso a uma infinidade de ideias capazes de impulsionar seu negócio gastando pouco ou até mesmo nada. 

  1. Valorize o pós-venda 

Nicho de mercado escolhido, plano de negócios feito, boas parcerias firmadas, plataforma de vendas escolhidas, já fez sua divulgação e pronto, seu negócio online já está funcionando. 

Agora é hora de fortalecer o relacionamento com os clientes e isso é feito através do pós-venda

Procure manter contato com os clientes, pedir um feedback se o produto ou serviço correspondeu às expectativas e se não, quais as possibilidades de melhorar. 

Dessa forma você mantém seus consumidores próximos à você e fideliza-os mais facilmente.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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