Essa é a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para o faturamento do comércio eletrônico no Dia das Mães de 2019.
A data será comemorada no dia 12 de maio, e é reconhecida pelo varejo como uma das principais datas do calendário de vendas do ano.
Se a previsão se cumprir, resultará em crescimento de 16% em relação ao Dia das Mães do ano anterior. E vale lembrar que em 2018, a data teve o melhor desempenho dos últimos 5 anos segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que reúne dados do varejo físico e online.
Ainda falando da projeção da ABComm, o número de compras realizadas pela internet nessa data comemorativa deve ser de 9,81 milhões, resultando em um valor médio de R$ 345 por pedido.
Essa previsão considera o período de 15 de abril até 11 de maio, véspera do Dia das Mães 2019.
A data tem forte apelo emocional entre a população, e grande parte das pessoas tem intenção de comprar algum tipo de presente para a sua mãe.
As categorias mais buscadas para a data devem ser Moda e Acessórios, Cosméticos e Eletrodomésticos. Eletrônicos e Eletroportáteis também sempre são muito procurados. Outros produtos que devem fazer sucesso são flores e artigos de casa e decoração.
Mas o que profissional de e-commerce deve fazer para se preparar e aproveitar esse pico de vendas no Dia das Mães?
É preciso ser estratégico para garantir que todas as engrenagens estejam sincronizadas. São várias frentes que devem ser cuidadosamente planejadas para garantir o sucesso das vendas no Dia das Mães.
Reforçar o Estoque
Analise o perfil de produtos e identifique quais tem maior potencial de vendas para essa data. Categorias mais populares como as citadas anteriormente (Moda, Cosméticos, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Eletroportáteis, Flores, Casa e Decoração…) devem ser campeãs de venda.
Estude seus números e projete o crescimento esperado para cada categoria, e faça a gestão do estoque para ser capaz de atender a demanda. Essa ação é importante também para conseguir negociar preços com fornecedores, ficando mais competitivo na ponta.
Qual modelo de gestão de estoque é ideal para seu e-commerce?
Ofertas Promocionais e Campanhas de Descontos
Preparar ações, ofertas e condições melhores é fundamental para obter sucesso nas vendas para o Dia das Mães. Aqui vale dar desconto no preço, no frete, e ainda fornecer cupons de desconto para os seus consumidores.
Prepare Kits e Combos especiais para tentar aumentar o ticket médio. E divulgação é fundamental, então invista em diversos canais para ser encontrado pelo cliente.
Dependendo no negócio, usar geolocalização nas suas campanhas pode ser muito interessante.
Atendimento e Suporte ao cliente
Essencial garantir que a sua retaguarda estará preparada para atender os clientes e resolver eventuais problemas.
Por isso, é bom estar com a equipe bem treinada para proporcionar uma boa experiência para o cliente que entrar em contato.
No item atendimento também entra a experiência online do cliente, então dê um upgrade na sua hospedagem para suportar o pico de acessos e não causar lentidão ou quedas. É importante preparar a equipe de logística para dar conta do recado na expedição e entrega. É essencial cumprir os prazos para tentar fidelizar clientes.
Canais de Venda
É bom investir em canais de vendas alternativos além do seu próprio site. A melhor maneira de ganhar exposição em outras plataformas é explorar os marketplaces.
Grandes varejistas disponibilizam espaços para que você venda seus produtos em seus sites, aproveitando toda a infraestrutura de cadastros, meios de pagamento, além do principal, visibilidade e credibilidade.
Nesse modelo você divulga o produto e garante que a entrega seja efetuada com sucesso. Bem gerido, as vendas de marketplace podem ser até maiores do que a sua loja virtual própria.
Boa parte do público deixa para comprar os presentes em cima da hora, mesmo pela internet. Então se a sua loja ainda não está preparada para maximizar os resultados da promoção de Dia das Mães, corra que ainda está em tempo!
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