Primeiro semestre de 2021 no E-commerce do Brasil: R$53,4 bilhões em vendas (+31%), Ticket médio de R$ 534,42 (+22%), 100 milhões de pedidos (+7,4%), 50% frete grátis (+38%) e 56,2% via dispositivos mobile (+28,4%)

Agora no final de agosto de 2021, a Ebit divulgou a versão gratuita da 44ª edição do Webshoppers, principal termômetro do mercado de e-commerce brasileiro quando falamos em bens de consumo. Nesta edição, a análise do primeiro semestre de 2021 mostra o crescimento de 31% em relação ao primeiro semestre de 2020.

São R$ 53,4 bilhões em vendas nos primeiros seis meses de 2021 contra R$ 40,8 bilhões em 2020.

Vendas e-commerce no Brasil

Segundo a análise, entre janeiro e abril foi concentrado o maior número de vendas, e entre maio e junho, uma desaceleração. A retomada da economia com o avanço da vacinação e retirada de algumas limitações às lojas físicas pelo Governo, pode explicar a retração nos números em vendas online.

Leia também: a edição de abril, trouxe o raio-x do mercado brasileiro em 2020 – E-commerce atinge marca histórica de R$ 87 bi em vendas em 2020

E-commerce atinge marca histórica de R$ 87 bi em vendas em 2020

Consumidor de e-commerce brasileiro no Primeiro Semestre de 2021

No primeiro semestre de 2021, o consumidor brasileiro comprou mais vezes e também gastou mais. São 100 milhões de pedidos com R$ 534 gastos em média. Representa quase o dobro de pedidos de um não tão distante 2017, por exemplo.

Pedidos no ecommerce 2021

O semestre trouxe menos novos consumidores para o mercado – 6,2 milhões de novas pessoas (foram 7,3 milhões em 2020). Porém, o número de consumidores que fizeram pelo menos um pedido chegou a 42 milhões, 1 milhão de pessoas a mais que no primeiro semestre de 2020.

Esses novos consumidores também gastam mais que os recorrentes em média, são R$ 556 de ticket médio dos novos consumidores, contra R$ 531 de consumidores recorrentes, ambos maiores que os números do ano anterior (R$ 425 e R$ 441 respectivamente).

Segmentos que mais vendem online no Brasil

Em importância, as lojas de departamento representam grande fatia do mercado. Impulsionadas por força de marca, confiança e pela variedade trazida pelo marketplace, concentraram 76% de todo faturamento do mercado.

No ranking de segmentos que mais vendem no Brasil após as lojas de departamento, foram registrados os seguintes segmentos em ordem: Esportivo, Roupas e Calçados, Autosserviço, Informática, Perfumaria, Casa e Decoração, Farma, Automotivos, Alimentos, Petshop e Bebidas.

Segmentos que mais vendem

Ainda sobre o comportamento do consumidor brasileiro, vale destaque para os pedidos feitos via dispositivos mobiles, a preferência de 53% das pessoas em faturamento (+28,4%) e 56% em pedidos realizados (+8,7%).

Regiões do Brasil que mais compram online

A região Sudeste segue como a mais importante em faturamento do setor no país, com 51% de contribuição para o crescimento e 63% de importância para o mercado. A região Sul vem na sequência, com 16% de importância. Aqui sempre vale o destaque para as limitações logísticas que enfrentamos.

Regiões que mais vendem no Brasil

Você encontra o Webshoppers 44 completo no site da Ebit.

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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