Primeiro semestre de 2021 no E-commerce do Brasil: R$53,4 bilhões em vendas (+31%), Ticket médio de R$ 534,42 (+22%), 100 milhões de pedidos (+7,4%), 50% frete grátis (+38%) e 56,2% via dispositivos mobile (+28,4%)
Agora no final de agosto de 2021, a Ebit divulgou a versão gratuita da 44ª edição do Webshoppers, principal termômetro do mercado de e-commerce brasileiro quando falamos em bens de consumo. Nesta edição, a análise do primeiro semestre de 2021 mostra o crescimento de 31% em relação ao primeiro semestre de 2020.
São R$ 53,4 bilhões em vendas nos primeiros seis meses de 2021 contra R$ 40,8 bilhões em 2020.
Segundo a análise, entre janeiro e abril foi concentrado o maior número de vendas, e entre maio e junho, uma desaceleração. A retomada da economia com o avanço da vacinação e retirada de algumas limitações às lojas físicas pelo Governo, pode explicar a retração nos números em vendas online.
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E-commerce atinge marca histórica de R$ 87 bi em vendas em 2020
Consumidor de e-commerce brasileiro no Primeiro Semestre de 2021
No primeiro semestre de 2021, o consumidor brasileiro comprou mais vezes e também gastou mais. São 100 milhões de pedidos com R$ 534 gastos em média. Representa quase o dobro de pedidos de um não tão distante 2017, por exemplo.
O semestre trouxe menos novos consumidores para o mercado – 6,2 milhões de novas pessoas (foram 7,3 milhões em 2020). Porém, o número de consumidores que fizeram pelo menos um pedido chegou a 42 milhões, 1 milhão de pessoas a mais que no primeiro semestre de 2020.
Esses novos consumidores também gastam mais que os recorrentes em média, são R$ 556 de ticket médio dos novos consumidores, contra R$ 531 de consumidores recorrentes, ambos maiores que os números do ano anterior (R$ 425 e R$ 441 respectivamente).
Segmentos que mais vendem online no Brasil
Em importância, as lojas de departamento representam grande fatia do mercado. Impulsionadas por força de marca, confiança e pela variedade trazida pelo marketplace, concentraram 76% de todo faturamento do mercado.
No ranking de segmentos que mais vendem no Brasil após as lojas de departamento, foram registrados os seguintes segmentos em ordem: Esportivo, Roupas e Calçados, Autosserviço, Informática, Perfumaria, Casa e Decoração, Farma, Automotivos, Alimentos, Petshop e Bebidas.
Ainda sobre o comportamento do consumidor brasileiro, vale destaque para os pedidos feitos via dispositivos mobiles, a preferência de 53% das pessoas em faturamento (+28,4%) e 56% em pedidos realizados (+8,7%).
Regiões do Brasil que mais compram online
A região Sudeste segue como a mais importante em faturamento do setor no país, com 51% de contribuição para o crescimento e 63% de importância para o mercado. A região Sul vem na sequência, com 16% de importância. Aqui sempre vale o destaque para as limitações logísticas que enfrentamos.
Você encontra o Webshoppers 44 completo no site da Ebit.