O mercado fashion na internet tem se tornado cada vez mais competitivo. Basta jogar uma palavra-chave no Google, como por exemplo, “Vestidos estampados”, e você vai perceber como é grande a variedade de lojas e sites que disputam pela atenção dos internautas. Líder de faturamento no e-commerce brasileiro há anos, a categoria mostra ser uma das melhores áreas para investir no segmento.
Como fazer, então, para diferenciar seu e-commerce de moda da forte concorrência? A gerente de vendas Renata Batista, da Stylight Brasil, compartilhou 3 grandes dicas para quem trabalha com negócios digitais de moda. Confira:
1- Identifique suas buyer personas
Se o seu e-commerce ainda não tem uma persona, é hora de começar a trabalhar nisso desde já. O conceito de público-alvo é muito genérico e não ajuda muito no planejamento estratégico da empresa. Mulheres de 18 a 35 anos não é suficiente.
Qual é a renda mensal da consumidora? Quais revistas ela lê? Quais redes sociais ela utiliza mais? Essa consumidora prefere experimentar mais com o próprio estilo ou procura itens de qualidade, mais caros? Investir tempo em pesquisa gera mais resultados a longo prazo.
2- E o mobile?
Há muitos e-commerces que simplesmente não podem ser acessados via celular. Ou as imagens ficam distorcidas, ou o texto da página fica cortado… Ou, pior ainda: A fonte é pequena demais e o consumidor mal pode clicar nos produtos. Adapte o seu site para que o internauta possa acessá-lo com o celular.
Depois que o Google anunciou que o tráfego mobile ultrapassou o do desktop em 10 países diferentes no ano de 2015, não é mais preciso justificar a importância desse investimento, não é mesmo?
3- Cuide (mesmo) das redes sociais
Temos uma equipe responsável apenas pela parte de conteúdo e curadoria das redes sociais. Depois de começar a investir mais tempo nisso, tivemos ótimos resultados: tanto feedback dos clientes sobre a nossa atenção ao consumidor, quanto o tráfego direcionado das redes para o nosso site melhoraram muito.
Tomar conta do Facebook, Twitter, Instagram e do YouTube demanda tempo, planejamento e bastante criatividade. Mas em um país onde 47% da população tem um perfil nas redes sociais, é fundamental utilizar essas ferramentas para se comunicar bem com o público.
Entrevista
Renata Batista é Business Development Manager para o Brasil da plataforma Stylight. Ela trabalha diretamente na sede da empresa em Munique, Alemanha.
Em primeiro lugar gostaria de apresentar a Stylight para poder, acima de tudo, esclarecer nossas respostas. Nossa empresa é sediada em Munique, na Alemanha, e existe desde 2008. A Stylight é uma plataforma virtual de moda e lifestyle presente em 15 países.
No nosso site, o internauta pode pesquisar por produtos de diferentes marcas nacionais e internacionais de maneira rápida e segura. A Stylight é um agregador (ou marketplace), ou seja, o internauta sempre finaliza as compras no site da loja, não no nosso, pois não comercializamos nenhum produto diretamente. O diferencial da nossa plataforma é a parte de conteúdo.
Além de termos duas magazines (uma em alemão e outra em inglês – a versão brasileira deve ser criada ainda esse ano), nós também trabalhamos com campanhas de conteúdo, como infográficos, imagens e vídeos dentro da temática fashion.
Agora, vamos às perguntas:
1) Por que investir mercado brasileiro?
A Stylight começou a investir no mercado brasileiro em Fevereiro de 2014. Como os planos da empresa envolvem a expansão global dos negócios, o que mais fazia sentido era começar pelo Brasil, dentro da América Latina.
A Stylight também decidiu investir no nosso país porque o e-commerce fashion local é bem forte e conta com grandes nomes estabelecidos no mercado, como Shop2gether, Zattini, Oqvestir, etc.
2) A crise econômica não preocupa?
A crise econômica é um desafio sim, mas o e-commerce de moda está em um setor que, apesar da instabilidade econômica, se consolida cada vez mais no Brasil.
O fato de estarmos presentes em mais 14 mercados também é uma coisa que fortalece a nossa empresa a nível global, além de ajudar na captação de investimentos para os mercados locais, o que é uma grande vantagem para nós agora.
3) Moda é a maior categoria do e-commerce brasileiro (em volume de vendas). Dada a importância do setor no Brasil, como fazer para se diferenciar da concorrência?
Nossa principal resposta para essa pergunta é: conteúdo de qualidade. Na Stylight, temos duas magazines que combinam a parte de compras com inspiração (notícias sobre moda e lifestyle). Produzimos artigos, infográficos, imagens, vídeos e outros diversos tipos de conteúdo que ajudam a inspirar a leitora na hora de fazer compras.
Um site com conteúdo de qualidade é bom não só para o bom posicionamento em termos de SEO, mas também porque cria um engajamento com o público e faz uma grande diferença nas vendas.
Nossa ideia é expandir as magazines para todos os países que a Stylight está presente até o fim do ano. Além das magazines, nós também temos um time responsável por Content Marketing, que produzem as nossas campanhas de conteúdo (materiais produzidos específicos para a web que nos ajudam a divulgar o nome da empresa para a mídia).
Um caso de sucesso nosso foi o dos Minionistas (transformamos os maiores nomes da moda em Minions). O material foi utilizado em 54 países, e publicado em 11 Elles e 5 Cosmopolitans ao redor do mundo. Essa campanha teve um reach de 80 milhões de pessoas e foi até compartilhada nas redes sociais por Victoria Beckham, Karl Lagerfeld e Marc Jacobs.
4) Quais os desafios de trabalhar para o Brasil, mas a partir do mercado europeu? Há diferenças substanciais ou as estratégias de e-commerce são as mesmas?
É desafiador trabalhar para o Brasil a partir do mercado europeu. A maior dificuldade é, embora seja óbvio, a distância. No Brasil, participar de reuniões presenciais é super importante para fechar parcerias, por exemplo. Como estamos longe, nosso time procura fazer viagens frequentes ao Brasil, além de manter contato por telefone, Skype e e-mail com a imprensa e parceiros.
Quanto às diferenças, podemos citar o fato de que no Brasil, nós ainda focamos muito em vendas quando falamos de Marketing. Enquanto isso, na Europa, fatores como a visibilidade da empresa na mídia, o engajamento nas redes sociais e outros aspectos da parte de Comunicação e Marketing são igualmente importantes no que concerne ao planejamento estratégico da empresa.
5) Quais são as regras exigidas pela Stylight para uma loja expor os produtos dentro do marketplace de vocês?
Há algumas regras básicas, como por exemplo: o website deve ser de boa qualidade, seguro, os produtos precisam ser mostrados em imagens com fundo claro, além de outras regras mais específicas em relação à feed url, o número de produtos no site e etc.
6) Qual é o objetivo de investir em revistas eletrônicas? Como isso agrega valor ao produto da Stylight?
Como eu havia citado acima, as magazines foram criadas porque aliar conteúdo e compras tem tudo a ver. Quando uma internauta busca por um produto na internet, como uma calça, por exemplo, ela quer não só pesquisar preços e fazer a compra. A internauta quer dicas de como utilizar essa calça, qual sapato combina com ela, além de mais informações sobre o produto.
A prova disso é o fato de que muitas marcas passaram a investir em fotos com a modelo de corpo inteiro no próprio site, ao invés da imagem do produto apenas. A parte de conteúdo entra justamente para apresentar esse contexto da compra para a consumidora. Nós trabalhamos não apenas com produtos, nós trabalhamos com tendências.
7) Quais são as tendências para o mercado fashion em 2016?
Em termos de e-commerce, a gente tem visto um crescimento muito rápido do mobile, que já corresponde a uma grande porcentagem do nosso tráfego total aqui da Stylight. Outra tendência bem interessante é que as empresas passaram a investir mais em conteúdo corporativo.
Não só a Stylight, como também outros e-business, começaram a enxergar um potencial muito maior nos blogs empresariais, do que há alguns anos atrás. Quando se trata de fashion e-commerce, o fortalecimento do mercado plus size (e da diversidade na moda de forma geral, representando padrões de beleza diferentes), pode ser apontada como uma das tendências.