As datas comemorativas sempre foram muito importantes para sacudir o varejo. Elas aquecem as vendas e provocam no consumidor uma necessidade de confraternizar e comemorar, homenageando pessoas e momentos importantes com a simbologia do presente.
É muito importante planejar com antecedência as campanhas sazonais de um comércio eletrônico para garantir a oportunidade de aumentar o faturamento. O ambiente digital facilita o processo de planejamento e execução dessas campanhas, pois nele é possível fazer o agendamento antecipado de campanhas no período em que elas devem ocorrer.
As datas comemorativas movimentam bilhões de reais todos os anos no mercado digital, por isso fique atento às datas do e-commerce mais importantes para aquecer as vendas do seu negócio. Para os dados completos do mercado, acesse nossa página especial com os números do e-commerce.
Dia do Consumidor
Desde março de 2014, o Buscapé liderou a instituição de uma nova data sazonal em um período de habitual baixa no mercado. A ideia da liquidação anual, é que aconteça sempre em uma quarta-feira, após ou no próprio dia 15 de março, data reconhecida pela ONU como Dia Mundial do Consumidor:
“A data trará inúmeras promoções em lojas online, com descontos expressivos, ajudando a alavancar as vendas no começo do primeiro semestre, período tradicional de retração do consumo”, explicou na época Rodrigo Borer, CEO do Buscapé Company.
Em meio a tantas datas comemorativas, um dia para homenagear quem faz a sua empresa funcionar todos os dias. Oportunidade de prospectar e fidelizar clientes com ofertas especiais. Comemorada no dia 15 de março, a data cresceu 15% de 2014 para 2015, movimentando R$200 milhões.
Dia do Frete Grátis
Data exclusiva do e-commerce, o Dia do Frete Grátis acontece na última sexta-feira de abril e as lojas oferecem cortesia na entrega aos seus clientes por 24 horas. A data inspirada no “Free Shipping Day” desde 2009 nos Estados Unidos chegou ao e-commerce brasileiro em 2013.
Apesar de estar presente apenas no mercado digital, esta não é uma data que representa movimento significativo nos números para o mercado brasileiro.
Para entender melhor o comportamento do consumidor em relação ao frete, recomendamos a leitura deste artigo: Consumidores online preferem esperar mais se o frete tiver um custo menor.
Datas tradicionais
As datas sazonais mais tradicionais do varejo como um todo são bastante representativas também no e-commerce e realmente impulsionam de maneira significativa os números de faturamento do mercado, uma data como o Dia do Consumidor, por exemplo, faturou 35% a mais do que um dia normal de vendas em 2015.
Dia das Mães e Dia dos Pais
As datas reservadas para homenagear os pais são aquelas que mais movimentam o varejo, ficando atrás apenas do Natal. Os números destes períodos normalmente contabilizam as vendas de 15 dias até a data.
Em 2015, ambas bateram o mesmo número de faturamento: R$1,51 bilhão. Números maiores que o da Black Friday de 2014.
Dia dos Namorados
O dia dedicado aos amantes movimenta diversos setores em busca de presentes: turismo, moda, informática. Só em 2015 foram R$1,43 bilhão de reais, com um ticket médio de R$404,00 por compra.
Dia das Crianças
As crianças realmente mudam os hábitos de uma família, o dia delas é uma das datas mais tradicionais entre o varejo e continua a crescer na internet. Em 2015 foi a data “tradicional” que mostrou maior crescimento em relação à 2014, 9% a mais de faturamento.
Black Friday
O mês de novembro é esperado pelos consumidores do comércio eletrônico por ter virado sinônimo de grandes descontos. A já conhecida Black Friday, data criada pelo varejo dos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving), entrou para o calendário brasileiro em 2010, quando teve a sua primeira edição totalmente online.
A categoria que mais vende no Brasil normalmente é a de Telefonia/Celulares, seguida por Eletrodomésticos em segundo e Moda & Acessórios em terceiro lugar (que é líder no geral). Confira um infográfico com algumas curiosidades sobre a Black Friday.
O sucesso foi tão grande que hoje é possível ver o movimento sendo adotado também por lojas físicas.
Cyber Monday
Seguindo a linha de sucesso da Black Friday, a Cyber Monday é a segunda-feira subsequente à Black Friday, onde as lojas virtuais estendem os descontos da sexta-feira para que clientes possam antecipar as compras de Natal. É normalmente a oportunidade de tentar acabar com o que sobrou no estoque e não vendeu na sexta-feira.
Segundo a E-bit esta data “pegou” mesmo no Brasil ano passado, só na segunda-feira, dia 1 de dezembro de 2014 o faturamento chegou aos R$188 milhões — um crescimento de 110% em comparação com 2013.
Natal
A data mais esperada do ano para quem quer presentear e ser presenteado, o Natal rendeu R$5,90 bilhões em 2015, um crescimento expressivo de 37%!
Além do Natal ser mais forte porque as pessoas presenteiam namorados(as), mães, pais, crianças e toda a família, o período que registra as compras de Natal do E-commerce abrange a Black Friday e o Cyber Monday. Sendo assim, são três períodos fortes com estímulos para o consumo com bastante propaganda e promoções, o que justifica bastante a liderança e a importância do Natal como primeira data do E-commerce.
Boxing Day
O Boxing Day — data reservada a grandes liquidações para limpar o estoque das lojas e que acontece, normalmente, no dia 26 de dezembro — cresceu 42% com um faturamento de R$110 milhões. Uma nova oportunidade para aumentar suas vendas de fim de ano.
No Brasil, temos registro desde 2012, do movimento de Boxing Day nas lojas virtuais.
Essas são as datas nas quais você deve ficar de olho, além de fazer um bom planejamento de vendas. Confira também o nosso post E-mail marketing e datas comemorativas: 5 tipos de e-mails para enviar.
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