Um dos professores do curso de e-commerce, recém chegado do maior evento internacional de varejo online, citou uma observação interessante feita em uma das palestras que ele assistiu no evento. Nela o palestrante mostrava que a cada 5 anos um grande acontecimento ocorria que mudava de uma forma muito significativa os rumos da Internet e com isso é claro, muitas oportunidades surgiam. Em uma breve linha do tempo estavam AOL em 1995, Google em 2001, Facebook em 2005 e em 2010 os tablets.
O fato é que 7 anos se passaram desde o surgimento do Facebook e recentemente, seu fundador anunciou que já possui 1 bilhão de usuário ativos (e a palavra “ativos” faz toda a diferença). No Brasil, um país comprovadamente com vocação para consumir e publicar avidamente conteúdo de redes sociais os números não param de crescer. Segundo o site especializado Social Bakers já somos o segundo país no mundo em número de usuários com quase 61 milhões, perdendo apenas para os EUA e a frente da Índia (que tem 6 vezes a população do Brasil). Além do Facebook vale citar que estamos aumentando em ritmo acelerado o número de usuários em outras redes também como Instagram, Twitter, LinkedIn para citar apenas algumas.
Para quem está no segmento de Internet há vários anos, começa ver um dejavu do que ocorreu quando os links patrocinados começaram a ganhar importância na estratégia de marketing das empresas. Os profissionais que dominavam a arte de fazer uma boa campanha de link patrocinado e mais do que isso entendiam as métricas e como fazer sua manutenção, rapidamente colheram os frutos deste conhecimento. Muitos foram contratados por grandes agências, outros fizeram a sua própria agência, e um grande número se tornaram profissionais bem remunerados a frente do marketing de muito varejista online.
Conversando com um diretor de uma grande loja virtual, ele me confidenciou que tem tido dificuldade em encontrar pessoas que consigam fazer o arroz com feijão no que se diz respeito a marketing com as mídias sociais. Isto por que segundo ele “muita gente sabe a receita de cor mas ninguém sabe cozinhar”.
Isto é natural. Toda vez que uma nova mídia ganha força começam a pipocar muitos cursos teóricos sobre o assunto. Mas aquele profissional que vai além e aprende na prática como fazer, esse sim, consegue aproveitar de forma consistente as oportunidades que o mercado oferece. O que fazer então? Sem dúvida procurar por curso de mídia social que dê uma base prática, bem como “fuçar” e experimentar as mídias sociais observando como as empresas que estão bem posicionadas nessas mídias estão fazendo. Em outras palavras: “bora” pra cozinha !
Author
Daniel Cardoso
Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.
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Aumente a credibilidade da sua loja virtual
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2 Comments
As pessoas que possuem um e-comerce, deveriam fazer esses cursos?
Esse investimento valeria a pena para esses pequenos lojistas virtuais, já que não têm dinheiro para investir no contrato de empresas desse setor?
Falo particularmente de minha situação
Quero ter um negócio de sucesso na internet.
Já fiz alguns cursos, mas por quais caminhos devo percorrer?
Grata
Oi Roberta,
Muito pertinente sua dúvida. Sempre aconselho aos empresários a se capacitarem e também se possível colocar seus funcionários nos treinamentos. Isto porque no começo é muito comum o dono da loja ter que por a mão na massa por uma questão de verba reduzida e também quando for possível passar o trabalho para uma agência ele irá conseguir entender os termos técnicos e avaliar com mais precisão o serviço do fornecedor.
Indo mais a fundo na resposta, sim, recomendo este curso para quem possui um e-commerce. Dependendo do segmento da loja como moda ou segmento de pet shop, que já estão obtendo resultado comprovados nas rede sociais isto se torna ainda mais importante. No curso Mídias Sociais na Prática Impacta + Buscapé você irá entender qual tipo de mídia social vai ter mais aderência com seu negócios e como utilizá-la.
Apesar do curso não ser focado em redes sociais para e-commerce uma das aulas é dedicada para o chamado f-commerce e quais as plataformas mais utilizadas para se vender no Facebook. Agora, se você está bem no começo da operação e tiver que optar por treinamentos quase obrigatórios para e-commerce opte por cursos de SEO, AdWords e E-mail Marketing e depois invista em redes sociais.
Espero ter ajudado :-). Abs