Criar um logo de e-commerce ou fazer o redesign da marca é um daqueles desafios que todo mundo gosta de participar. Diferente de descobrir a margem bruta de seus produtos ou de analisar a performance daquele banner, esta atividade tem um viés criativo que costuma empolgar as pessoas que participam de um projeto como esse.
Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, não é só com ideias criativas, sacadas de design ou horas e horas de brainstorming que vai surgir o logotipo de e-commerce incrível e sensacional que você precisa criar (ou redesenhar).
A escolha das cores, por meio de sua psicologia, das tipografias corretas, das formas e muitos outros elementos, é baseada em um estudo de posicionamento, diferencial, proposta de valor e identificação com os valores de seu público-alvo.
E antes de falarmos sobre os elementos que compõem um bom logotipo de e-commerce, vamos citar um exemplo recente que vai fazer você entender melhor o que queremos dizer com tudo isso.
O redesign da marca Google: qual o motivo?
A maioria das pessoas achava o logo do Google já meio “fora de época”. Ao menos eles já haviam abandonado aquele efeito de volume e sombras, mas as letras com serifas (aqueles tracinhos na ponta das hastes dos tipos) já não conversava com mais ninguém.
E como toda boa solução de uma grande empresa, esta foi simples: a tipografia foi mudada para uma bem mais uniforme, (conhecida com família tipográfica “lapidária”) sem variação de espessura entre os tipos ou seus elementos, mas sem parecer grosseira nem pesada, ao contrário, ficou até mais suave.
Mas o que muitos não sabem é que houve outra motivação para este redesign da marca, que foi muito além de facilitar a criação de uma família de logos (para os diversos produtos da empresa):
O novo logo do Google tem apenas 305 bytes, o que vai facilitar a vida de muitos usuários ao redor do mundo com conexões de internet de baixa velocidade.
Como você viu, há muita coisa para se levar em conta na hora de criar um logo, seja de e-commerce ou de outro tipo de empresa, principalmente quando se está intimamente ligado ao mundo da internet.
Confira mais detalhes da história da marca e do redesign do logo do Google neste vídeo da empresa:
Elementos para a criação de uma marca de e-commerce
Deu para perceber que cores e tipografias (que são as letras para logos escolhidas) são muito importantes na criação de logotipos.
Junto com estes dois elementos, um terceiro também é muito relevante: a forma.
Outros fatores a considerar seriam texturas, volumes e, é claro, imagens que em si tem um significado, o como o passarinho do Twitter ou o “joinha” do Facebook (com certeza, se ele não é uma marca, é um forte elemento da identidade visual desta empresa).
Vamos nos concentrar nos 3 primeiros elementos citados e dar dicas de como eles podem transmitir a identidade visual ao logo de sua marca para seu público-alvo.
Tipografia em logotipos
Você notou que as tais serifas dão um ar mais clássico e imponente aos logos, devido à sua origem nas letras usadas por gregos e romanos no passado.
Mas veja outros elementos da tipografia usados em logotipos:
- Tipos itálicos: inclinados, dão uma impressão de movimento e dinamismo.
- Tipos “light”: mais finos, muitas vezes meros traços, passam leveza e tecnicidade.
- Tipos “bold”: mais grossos, passam poder, autoridade e relevância.
- Tipos sem serifa: objetividade e modernidade
- Tipos manuscritos góticos: aquelas letras de pergaminhos medievais antigos, passam tradição e personalização.
- Tipos manuscritos cursivos: aquelas letras que tentam imitar a grafia humana mais recente, passam uma postura artesanal e de proximidade com o cliente. Cuidado: podem passar também infantilidade!
O uso das cores na identidade visual e em logotipos
É sempre bom lembrar que o significado das cores varia ao redor do mundo. Mas algumas diretrizes básicas sempre é possível tirar da psicologia das cores, veja um pequeno resumo:
- Azul: sabedoria, tradição e calma.
- Verde: crescimento, juventude e natureza.
- Amarelo: luz, riqueza e atenção.
- Vermelho: excitação, paixão e perigo.
- Laranja: calor, aconchego e proximidade.
- Branco: pureza, limpeza e paz.
- Preto: luxo, exclusividade e tradição.
- Roxo: nobreza, criatividade e inovação.
O significado das formas
Podemos resumir as formas em 2 grandes grupos:
- Formas arredondadas: ligadas ao universo feminino e à maternidade, transmitem equilíbrio, acolhimento e relacionamentos estáveis.
- Formas angulares: associadas ao universo masculino e à agudeza de uma lâmina, passam arrojo, aventura, tecnologia e mudança.
É bom lembrar que estas diretrizes não absolutas, são direcionamentos e referências. Uma boa pesquisa sempre será o primeiro passo para quem quer criar um logo de e-commerce ou de qualquer outra empresa.