O comércio virtual segue em alta e explorando novas tecnologias para aprimorar a experiência do cliente

O setor do e-commerce segue em constante ascensão, consolidando seu espaço como principal canal de compras do consumidor brasileiro e expandindo negócios em escala nacional. Para aqueles que já atuam no meio ou têm planos de ingressar, é sempre importante se manter a par das novidades para conseguir se destacar nesse mercado altamente competitivo.

O cenário para 2025 não permanece muito distante do que já foi visto este ano. As principais tendências do e-commerce continuarão explorando algumas das tecnologias que mais se destacaram em 2024 – sempre visando aprimorar a experiência do consumidor e garantir uma retenção maior de clientes.

A seguir, confira quais são as principais expectativas do comércio virtual para 2025:

Inteligência artificial

O uso de IAs no e-commerce não é uma novidade, mas tem se intensificado ano após ano. Atualmente, as principais redes varejistas do mundo virtual (donas dos maiores marketplaces nacionais) utilizam diferentes algoritmos para estudar o padrão de consumo dos clientes e personalizar anúncios e recomendações.

Os algoritmos evoluíram a um ponto em que já é possível traçar grupos diferentes de consumidores de acordo com hábitos de consumo similares e, dessa forma, recomendar itens que costumam ser comprados por pessoas com gostos semelhantes. A tendência é que as IAs continuem sendo exploradas de forma cada vez mais profunda nesse âmbito.

Operação omnichannel

A abordagem omnichannel é uma tendência que vem ganhando muita força no e-commerce, especialmente entre os grandes varejistas. A omnicanalidade é um termo utilizado para designar experiências que integram diferentes canais e sistemas, buscando proporcionar mais praticidade em diversas atividades.

No e-commerce, esse processo vem sendo explorado para integrar o ambiente digital com o físico, permitindo que os consumidores façam suas compras em um formato mais híbrido. O ato de comprar pela internet e retirar na loja já é um hábito comum que tende a se tornar cada vez mais comum.

Foco no mobile

A maior parte dos consumidores fazem suas compras diretamente dos seus celulares. A importância dos dispositivos mobile no e-commerce é inegável, e, por isso, toda empresa que atua no ramo precisa se atentar a esse detalhe. Oferecer sites responsivos e otimizados para telas pequenas é essencial, assim como se fazer presente em diversas plataformas de marketplace.

O investimento em aplicativos também é um diferencial interessante, pois proporciona ainda mais conveniência aos hábitos de consumo.

Como alavancar as vendas no e-commerce?

Para os empreendimentos que ainda estão dando seus primeiros passos no comércio virtual, o sucesso do negócio depende de uma boa infraestrutura interna. Além de se fazer presente nas principais plataformas de marketplace, é importante contar com um bom estoque de caixas e uma impressora de etiquetas adesivas.

Estudar o nicho que deseja alcançar e explorar estratégias de engajamento em redes sociais também é importante, já que a competitividade no e-commerce é bem maior que a do comércio tradicional.

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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