Cada vez mais quem produz conteúdo para a web e planeja estratégias de marketing busca falar a língua do seu público-alvo para se aproximar dele. A era da internet trouxe à tona uma série de novos conceitos, dentre eles os memes, ficaram famosos nos últimos anos.
Imagens e textos engraçados ganham mais projeção com facilidade, graças à força das redes sociais. Com o tempo, as marcas passaram a trabalhar os memes em suas estratégias de marketing digital, visando atingir o seu público com uma comunicação mais atual e descontraída.
No entanto, é frequente vermos casos em que os memes foram utilizados de forma errada, o que gera situações embaraçosas. Afinal, se o objetivo é falar para criar identificação com o seu público, é preciso que este discurso seja o mais eficiente possível.
Por isso, confira a seguir como utilizar este argumento de maneira eficiente.
Devo usar memes no marketing digital?
Imagens engraçadas sempre tiveram lugar na internet. Aquelas que eram repetidas à exaustão e recebiam diversas variações acabaram recebendo o nome de “memes”. Quando algum assunto ou imagem viraliza, as redes sociais tomam para si este conteúdo e o “remixa” com o objetivo de manter o humor fresco. Tudo pode dar origem a um meme, seja uma foto, uma notícia ou um vídeo.
Tudo isso faz muito sentido quando parte de pessoas, mas e com relação às marcas? Se a sua empresa quer usar este recurso para melhorar a sua estratégia de marketing digital, é preciso cuidado.
Primeiramente, não é todo meme que funciona para toda marca. É preciso ficar de olho no contexto da mensagem e analisar todas as suas implicações dele, para não errar na abordagem.
Os usuários das redes sociais reprovaram bastante os partidos políticos que não entenderam como funcionava o “meme da diferentona” e apostaram em uma comunicação completamente errada usando o meme, por exemplo.
O que uma empresa precisa saber antes de usar um meme nas redes sociais?
O primeiro passo é compreender o perfil da sua marca. Depois, tenha em mente qual é o seu público e que tipo de conteúdo ele consome no ambiente digital. Não é porque os memes fazem sucesso na internet, que a sua empresa precisa utilizá-los. Se o seu público-alvo não os consome, não faz sentido abrir espaço para isso. Em caso contrário, mais análise precisa ser empregada.
Entenda o contexto de cada meme e use estes recursos com cautela. A Prefeitura de Curitiba é um exemplo de órgão municipal que sabe utilizar os memes para impactar o público jovem, que até então não se interessava por seu tipo de conteúdo institucional.
Como a empresa deve utilizá-los?
A sua estratégia de marketing digital precisa estar sempre em pleno processo de atualização. Se um meme se encaixa perfeitamente no tipo de comunicação que a sua marca realiza e no perfil do seu público-alvo, é possível obter muitos benefícios ao utilizá-lo.
Para empregá-lo da forma correta, é preciso se certificar de que você esteja respirando este universo. Crie uma conta e comece a seguir perfis que são referência, pode ser importante para você entender como fazer. É nas redes sociais que nascem à maioria dos memes, e é onde você tem a garantia de ter contato com um conteúdo atualizado em tempo real.
Pense rápido
Ao escanear o que a internet fala, mantenha o seu radar ligado em busca de oportunidades. Se surgir um meme que se encaixa no perfil da sua marca e esteja de acordo com a sua audiência, é hora de fazer o planejamento estratégico e adaptar aquele meme à proposta desejada pelo seu negócio.
Muitos dos melhores cases que temos notícias vêm de quem teve o timing perfeito. Muitas vezes até como reação à um erro. Um exemplo?
A conta no Facebook do Bis recentemente virou piada ao compartilhar uma foto com uma montagem de “qualidade duvidosa”.
Proposital ou não, a marca reagiu MUITO BEM ao buzz causado e literalmente entrou na brincadeira fazendo alterações para “melhorar” o post com as dicas dadas nos próprios comentários:
Lembre de medir sempre
Por fim, certifique-se de monitorar os resultados obtidos com este conteúdo. Um sucesso ou fracasso deverão ditar os rumos futuros do envolvimento da sua empresa com esta estratégia.
Continue aprendendo sobre marketing digital e e-commerce recebendo um conteúdo gratuito e de qualidade. Assine a nossa newsletter e aproveite! 😀
4 Comments
Boa noite,
E como ficam as questões dos direitos autorais quando as imagens não são nossas/do cliente? Porque, mesmo sendo um meme, há os direitos de quem fez a foto, do fotografado etc
Recentemente houve inclusive um processo sobre isso:
http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2015/02/04/Chico-Buarque-processa-shopping-do-Piaui.html
Parabéns pelo Conteúdo gostei muito.
Memes se tornou uma ótima estratégia de marketing pela internet. Parabéns pelo conteúdo.
Pingback: Conheça dicas fundamentais de como usar memes corretamente