O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos para dispositivos móveis, que também pode funcionar como um bate-papo, assim como o WhatsApp, Viber, Facebook Messenger. A diferença é que o Snapchat não possui registro de arquivo, ou seja, qualquer mensagem é apagada automaticamente em até 10 segundos e é impossível recuperá-la.
Mas uma ferramenta como esta poderia ser utilizada dentro da sua estratégia de Marketing Digital? Claro que sim. Quer saber como trabalhar o Snapchat para a sua marca? Vamos lá.
Como funciona o Snapchat?
A única alternativa para salvar as fotografias do Snapchat em seu próprio dispositivo é através da função Print Screen (captura de tela) que qualquer smartphone possui. Porém, o remetente receberá um aviso comunicando que a mensagem enviada por ele foi salva em outro celular, e essa alternativa obviamente não funciona com os vídeos.
Além disso, existe o recurso “minha história”, uma funcionalidade que permite ao usuário publicar fotos e vídeos que podem ser acessados por todos os seus seguidores durante 24 horas a partir da postagem. Depois desse período, eles também são destruídos.
O Snapchat está entre os 15 aplicativos mais usados pelos brasileiros e pelo mundo são, ao menos, 200 milhões de usuários. A frequência e o volume de imagens postadas chega a ser maior que o WhatsApp, aplicativo mais usado no Brasil. Quer mais dados? Dê uma olhadinha nos top 10 aplicativos de mensagens ou de mídias sociais com crescimento mais acelerado no mundo em 2014.
Como sua marca pode se beneficiar do Snapchat?
Primeiramente é bom que se saiba: a maioria dos usuários do Snapchat é composta por mulheres e jovens de até 25 anos. Trata-se de um nicho bem específico, que representa um ambiente ainda não muito interessante para empresas que não pretendem atingir essa parcela de consumidores.
No entanto, as mídias sociais hoje são essenciais para os negócios, e se o Snapchat é uma das redes mais difundidas entre os brasileiros, por que deixá-lo de fora das estratégias? O pessoal do Marketing sem gravata desenvolveu este infográfico bem válido sobre o assunto. Além dos insights, destacamos as dicas de marcas para você seguir e se inspirar:
Além disso, se o seu objetivo é gerar novas oportunidades de negócios e fortalecer a marca a partir da interação com a Geração Y, a hora para incorporar o app às suas estratégias é agora. Veja a seguir algumas sugestões de como ele pode (e deve!) ser utilizado a seu favor:
Promova descontos
É interessante usar o curto tempo de vida das imagens para veicular promoções e aumentar as chances de novas conversões e fidelização de clientes. Os cupons devem ter conteúdos simples e de fácil entendimento, já que desaparecerão em até 10 segundos.
Uma boa dica é anunciar esses descontos em outras redes sociais para que a base de seguidores no Snapchat aumente e mais pessoas possam ter acesso ao desconto. Você pode limitar a validade dos códigos para fazer com que as conversões ocorram mais rápido.
Revele detalhes de novos produtos
Fazer pré-lançamentos usando fotos e vídeos é uma estratégia válida para estimular a curiosidade em relação a novos produtos. Podem ser mostrados detalhes a respeito da funcionalidade, do design ou a opinião de um especialista em relação à nova oferta.
Por exemplo, um e-commerce de vestuário feminino pode relevar detalhes do acabamento ou formato de um novo sapato para as seguidoras da empresa, deixando um mistério para atrair a curiosidade das potenciais consumidoras.
Realize desafios
Além de garantir a interação com os usuários, você pode oferecer a eles alguns benefícios em troca. O propósito é pedir que seus usuários enviem fotos ou vídeos em resposta a um estímulo, nesse caso os desafios.
Ex.: Você pode sugerir para que os primeiros 10 seguidores enviem fotos usando algum produto específico com uma identificação da empresa. Como prêmio podem ser oferecidos pequenos descontos.
Mostre bastidores da empresa
Fotografar a rotina de trabalho de alguns setores da empresa, como reuniões ou horários de descanso dos funcionários, pode ser uma boa forma de humanizar a marca. Aliás, as práticas mais comuns para as empresas no Snapchat têm a finalidade de se aproximar do público por meio de interações mais naturais e menos comerciais.
O Snapchat pode se mostrar muito vantajoso para quem foca no público jovem e tem criatividade de sobra para criar ações eficientes e engajar os seguidores. Vale lembrar que o nicho predominante de usuários ainda não tem um poderio financeiro grande o suficiente para fazer aquisições mais caras.
Você acredita que o Snapchat pode gerar retorno à sua marca? Uma forma legal de usar esse app é contando histórias, a partir de fotos e vídeos, para causa impacto, aproximar e envolver seus seguidores. Essa estratégia chamada Storytelling pode te ajudar a dar um “up” nas mídias sociais da empresa e fazer elas realmente funcionarem.