Descrições pequenas, porém detalhadas, de produtos que fornecem informações às pessoas que as leem. Essas informações contêm itens como especificações, recursos e usos do produto.

As descrições dos produtos são uma parte essencial das lojas de comércio eletrônico. Qualquer negócio online com uma vitrine requer descrições de produtos para todos os seus produtos.

Uma boa descrição do produto pode fazer uma loja de comércio eletrônico prosperar, mas descrições ruins podem arruiná-la.

É aí que surge a necessidade de reescrever as descrições dos produtos. Se você é proprietário de uma loja de comércio eletrônico e percebe que determinados produtos não estão vendendo bem, isso pode significar que as descrições dos produtos precisam ser reescritas.

Descrições ruins podem dar uma impressão errada aos clientes, prejudicando a venda daquele produto.

Então, vamos te ensinar como reescrever as descrições dos seus produtos de e-commerce para melhorá-los.

Razões para reescrever descrições de produtos para loja de comércio eletrônico

Antes de podermos discutir como reescrever as descrições de produtos para sites de comércio eletrônico, precisamos abordar as razões pelas quais alguém pode ser forçado a fazê-lo.

Algumas razões populares para reescrever as descrições do produto são as seguintes:

  • Melhore a clareza da descrição
  • Aumentar o apelo do produto
  • Atualizar informações desatualizadas
  • Torne a descrição única
  • Para acomodar os requisitos do público

Se analisarmos todos os motivos, veremos que todos estão relacionados à melhoria do desempenho das descrições.

Uma descrição claramente escrita melhora o engajamento porque mais pessoas podem entendê-la. Aumentar o apelo usando palavras cativantes e linguagem floreada aumenta a chance de uma conversão de leads.

Atualizar informações desatualizadas significa que seu público não se afastará devido a informações incorretas. Descrições exclusivas se destacam e isso é sempre bom no marketing.

Por fim, se você sabe que alguns produtos têm clientes específicos com necessidades específicas, pode acomodá-los destacando os benefícios nos quais eles estão interessados.

Agora que você entende por que reescrever as descrições dos produtos é necessário, podemos verificar como você pode reescrevê-las manual e automaticamente.

Como Reescrever Descrições de Produtos de Comércio Eletrônico

Existem duas maneiras de reescrever as descrições de produtos para uma loja de comércio eletrônico. Uma é reescrever tudo manualmente e a outra é obter a ajuda de uma ferramenta de reescrita.

Reescrita manual

Para reescrever manualmente a descrição de um produto, você deve fazer o seguinte.

Use uma linguagem mais simples

A maioria dos produtos nas lojas de comércio eletrônico é destinada ao público em geral. Eles não devem ser usados por profissionais altamente qualificados. Portanto, faz sentido que a descrição do produto também seja escrita de forma que pessoas normais possam entendê-la.

Por exemplo, a descrição de uma chaleira elétrica não deve se concentrar em seus aspectos técnicos, mas sim em seu uso e recursos, pois são coisas que um cliente gostaria de saber.

Os recursos e o uso são fáceis de descrever usando uma linguagem simples; portanto, reescrever com foco neles melhoraria a clareza da descrição do produto. Mais clareza só vai melhorar o engajamento.

Reescrever recursos como benefícios

A descrição do produto deve listar todos os recursos do produto. No entanto, isso torna a leitura chata e pode afastar alguns de seus clientes “não experientes em tecnologia”. Mas você pode reescrever esses recursos e apresentá-los sob a forma de benefícios .

Por exemplo, uma característica de uma chaleira elétrica é a proteção contra ebulição. Em vez de listar esse recurso como ele é, você pode reescrevê-lo assim:

“Devido às suas características de segurança, não precisa de se preocupar com esta chaleira a funcionar quando está vazia”.

Isso destaca uma clara vantagem para o usuário médio de que eles podem deixar esta chaleira ligada com segurança e sem medo. Portanto, reescreva os recursos mais importantes como benefícios nas descrições de seus produtos.

Use um vocabulário emocionalmente envolvente

Nada torna a descrição de um produto mais bem-sucedida do que emoções positivas. Portanto, ao reescrever a descrição de um produto para sua loja de comércio eletrônico, tente usar palavras carregadas de emoção.

Esta dica não se aplica a todos os produtos, pois algumas coisas são apenas muito técnicas, semelhantes a máquinas e, em geral, sem alma para serem descritas emocionalmente. Porém, para produtos como peças de decoração e decoração de interiores, você pode usar essa linguagem sem problemas.

Um exemplo de tal descrição é dado abaixo:

“ Apresentando nossa requintada Serenity Wall Art: Transforme sua sala de estar em um santuário de tranquilidade e eleve o ambiente de sua casa a novos patamares. Inspirada na serenidade da natureza, esta peça cativante encapsula a essência da calma, trazendo uma energia calmante e pacífica para qualquer ambiente.

Mergulhe nas suaves pinceladas de tons pastéis, cuidadosamente trabalhadas por artesãos habilidosos, à medida que se misturam sem esforço para criar uma sinfonia visual de serenidade. Cada pincelada conta uma história, evocando uma sensação de harmonia e equilíbrio que ressoa com sua alma.”

Você pode ver como essa descrição evoca uma sensação de calma e paz natural no leitor. É usar as emoções da serenidade como seu ponto de partida.

Reescreva Automática

Se você é um escritor que não é tão criativo, ou talvez esteja um pouco deprimido e não consiga ser criativo, então você pode optar por reescrever texto online com a ferramenta IA. Uma ferramenta de reescrever pode fazer a maioria das coisas que você precisa e pode fazê-las em um curto período de tempo.

Muitas ferramentas de reescrita disponíveis on-line fornecem diferentes modos de escrita, para que você possa alterar o estilo de escrita do seu e-commerce para produzir descrições facilmente.

Veja como você pode usar uma ferramenta de reescrita para melhorar as descrições de seus produtos.

  1. Encontre uma ferramenta no Google
  2. Insira seu conteúdo na ferramenta
  3. Selecione um modo de regravação (se aplicável)
  4. Obter a saída
  5. Revisar.

Para mostrar como isso funciona em ação, vamos usar a seguinte descrição do produto e reescrevê-la com uma ferramenta.

“Apresentando nossa requintada arte de parede Serenity: Transforme seu espaço em um santuário de tranquilidade e eleve o ambiente de sua casa a novos patamares. Inspirada na serenidade da natureza, esta peça cativante encapsula a essência da calma, trazendo uma energia calmante e pacífica para qualquer ambiente.

Mergulhe nas suaves pinceladas de tons pastéis, cuidadosamente trabalhadas por artesãos habilidosos, à medida que se misturam sem esforço para criar uma sinfonia visual de serenidade. Cada pincelada conta uma história, evocando uma sensação de harmonia e equilíbrio que ressoa com sua alma.

Ao contemplar esta obra-prima, sinta o peso do mundo derreter, substituído por uma profunda sensação de paz e contentamento. Deixe que as texturas e camadas sutis o convidem a explorar as profundezas de suas emoções e encontrar consolo em seu abraço.

Pendure a Serenity Wall Art em sua sala de estar, quarto ou espaço de meditação e observe como ela se torna uma fonte de inspiração e uma porta de entrada para a tranquilidade interior. É mais do que apenas decoração; é um lembrete diário para parar, respirar e apreciar a beleza que nos rodeia.”

Reescrever esta descrição com uma ferramenta é mais ou menos assim:

E a saída que obtivemos foi esta:

“Apresentando nossa requintada arte de parede Serenity: Transforme seu espaço em um santuário de serenidade e melhore a atmosfera de sua vida. Inspirada na tranquilidade da natureza, esta peça encantadora incorpora a essência da tranquilidade, trazendo uma energia calma e pacífica para qualquer ambiente. Mergulhe em suaves pinceladas de pastel, meticulosamente trabalhadas por mestres artesãos, e misture-se facilmente em uma sinfonia visual de tranquilidade. Cada pincelada conta uma história e evoca uma sensação de harmonia e equilíbrio que ressoa com a alma. Ao assistir a esta obra-prima, você sentirá o peso do mundo derreter e ser substituído por uma profunda sensação de paz e contentamento. Texturas e camadas delicadas convidam você a explorar as profundezas de suas emoções e encontrar consolo em seu abraço. Pendure a arte da parede Serenity em sua sala de estar, quarto ou espaço de meditação e observe-a se tornar uma fonte de inspiração e porta de entrada para a paz interior. Não é só decoração. Um lembrete diário para parar, respirar e apreciar a beleza que nos rodeia.”

Essa saída é mais curta, mais clara e mais fácil de entender. Estes são todos os requisitos de uma boa descrição do produto. Se você encontrar uma ferramenta sofisticada o suficiente, também é possível adicionar algumas palavras poderosas na descrição do produto.

Conclusão

Em resumo, aprendemos quais são alguns dos motivos para reescrever a descrição de um produto para uma loja de comércio eletrônico. Também aprendemos como reescrever manualmente tais descrições. Isso exigia que o escritor usasse linguagem simples, disfarçasse recursos como benefícios e usasse palavras-chave. Na reescrever automática, tudo isso é feito pela ferramenta de reescrita, o que a torna uma solução mais eficiente.

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

1 Comment

  1. Existe alguma ferramenta para ajudar a escrever essas descrições? Tenho muito produtos e minha loja virtual a maioria não tem descrições.

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