Como montar a melhor equipe para um E-commerce? Além de se preocupar com todas as questões gerenciais e administrativas, o líder de uma empresa é responsável por outra tarefa, igualmente (ou até mais) trabalhosa: montar, desenvolver e manter uma equipe. O maior desafio está em fazer com que os funcionários utilizem o máximo de sua capacidade para produzir, minimizando conflitos com a direção e os colegas de trabalho. Será que é possível fazer isso?
No caso do e-commerce, geralmente não se conta com a participação de uma equipe no início do projeto. A maioria dos empresários acumula todas as funções em um primeiro momento, cumprindo diversos papeis dentro de sua empresa, porém esta nem sempre é a melhor solução, além de não ser a mais viável. A expansão do e-commerce também depende de seus colaboradores, que, como já se sugere, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da empresa.
Porém, o que costuma acontecer é uma escassez de recursos financeiros durante os primeiros meses, o que torna a contratação de uma equipe bastante inviável. Neste caso, é preciso tomar algumas atitudes para cuidar do negócio sem auxílio de colaboradores: buscar qualificação através de cursos e palestras, por exemplo, contar com uma consultoria especializada no setor, utilizar ferramentas de logística para controlar a movimentação de produtos e controlar os prazos e entrega, entre outras facilidades. Porém, com o passar o tempo e a ampliação do negócio, o gestor naturalmente sentirá a necessidade de contratar alguém para dividir as tarefas e, quem sabe assim, começar a adicionar membros à empresa.
Neste momento, é preciso ter em mente que o comércio eletrônico envolve uma série de responsabilidades, assim como qualquer loja física, como defendem os tais pilares: planejamento, sistemas e integrações, equipe, comunicação visual, conteúdo, logística, pagamentos, selos e segurança e marketing. Portanto, o empreendedor deve escolher profissionais qualificados e talentosos, avaliando, além de seu currículo, sua comunicação, criatividade, capacidade de trabalho em equipe, entre outras questões. Avalie também a identificação com a empresa e as perspectivas de crescimento, que podem ser até mais importantes do que as qualificações.

A visão do empreendedor

Um empreendedor também deve dar preferência aos funcionários com bom desempenho e, principalmente, com bons princípios. Segundo Jack Welch, emblemático líder da General Electric, se o profissional tiver ótimo desempenho e bons princípios, o ideal seria promovê-lo. Se tiver péssimo desempenho, mas princípios bons, basta treiná-lo. Porém, caso ele tenha princípios ruins, é preciso demiti-lo, não importa qual seja seu desempenho.

Como montar a melhor equipe para um E-commerce.
“Se o profissional tiver ótimo desempenho e bons princípios, o ideal seria promovê-lo. Se tiver péssimo desempenho, mas princípios bons, basta treiná-lo. Porém, caso ele tenha princípios ruins, é preciso demiti-lo, não importa qual seja seu desempenho” . Jack Welch – Ex-CEO da General Eletric.

Mesmo que seja difícil admitir que alguns profissionais são melhores do que o próprio líder, pois o empreendedor sempre acredita que pode realizar um trabalho melhor que os outros, é preciso contratar pessoas que sejam capazes de realizar determinadas atividades com mais competência e facilidade, o que também pode gerar admiração e respeito pelos funcionários.

Além de respeito, o empreendedor precisa atender seus funcionários muito bem antes de exigir que eles atendam os clientes da mesma forma. Faça com que o lado profissional prevaleça, porém tenha em mente que os colaboradores precisam se sentir motivados, valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho.
Para que funcione bem, é preciso escalar uma equipe com habilidades complementares, buscando um equilíbrio entre as diferentes capacidades e favorecendo o compartilhamento de informações e a troca de ideias. Por outro lado, é importante que exista uma identidade comum, assim como alguns valores compartilhados, garantindo o bem estar do grupo e melhor qualidade de produção. Lembrando-se sempre de que cada funcionário tem uma habilidade, uma competência e uma personalidade diferente, o essencial é saber complementá-las e formar um bom time.

Especialidades

Os principais profissionais da área de e-commerce podem ser separados em quatro cargos que, se desempenhados devidamente, podem ampliar o sucesso de uma loja virtual. São eles: Gerente de E-commerce, responsável por gerenciar a equipe e a empresa de modo geral, Web Designer, que elabora e cuida da manutenção do layout da loja, Assistentes, que cuidam da parte operacional (fechamento de pedidos, atendimento de clientes e outras funções rotineiras do e-commerce), e Analista de Marketing Digital, responsável principalmente pela divulgação da empresa nas mídias sociais, envio de e-mail marketing aos clientes, criação de promoções e campanhas, entre outras funções.
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Após montar a equipe mais adequada, ainda existe trabalho a fazer: manter um propósito dentro da empresa, pois é isso que inspira os colaboradores e libera sua criatividade. O empreendedor precisa motivar seus funcionários, fornecendo feedbacks a respeito da execução de algum trabalho, possibilitando que eles falem e opinem sobre o que desejarem, o que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança.

Ambiente

Criar um ambiente agradável, que permita que as pessoas caminhem e interajam entre si é importante para quebrar o clima entediante e aumentar a produtividade dos funcionários. Caso a equipe trabalhe em um escritório físico comum, é preciso cuidar também de alguns fatores, como limpeza e higiene e, principalmente, da manutenção de computadores, monitores e outros acessórios.

Como montar a melhor equipe para um E-commerce.

Perspectivas de progresso também são bastante relevantes. Caso não seja possível aumentar os salários, forneça melhores perspectivas, como um plano de carreira ou uma possível promoção. O empreendedor precisa mostrar aos seus colaboradores que se importa com seu desenvolvimento, assim a relação entre os dois será sempre proveitosa e benéfica para ambos os lados.
Boa sorte!

Author

Consultor, Professor, Palestrante, Investidor Anjo e Empresário. Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Sarraf já desenvolveu mais de 150 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.

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