Oi, seuslyndos! O cenário do Mobile no mundo todo é animador, segundo a E-bit, no Brasil em 2014 10% de todas as compras online já foram feitas por celular. Estes indianos, por exemplo, até fecharam o site para vender exclusivamente pelos aplicativos. Nada mais justo do que pensarmos em como devemos olhar e interpretar as métricas no mobile, como ficam nas ferramentas de análise para os apps.
Se você deseja investir nesta área, ainda destaco esta pesquisa realizada pelo Internet Media Services (IMS) e comScore de Março de 2015, os usuários de smartphones tem em sua grande maioria um smartphone com o sistema Android, do Google. Com dispositivos em preços mais acessíveis, o sistema é de longe o mais popular no Brasil e na América Latina como um todo:
Hummmm… Na web, entre outras métricas, monitoramos sessions (sessões), pageviews (visualizações de páginas), visitors (visitantes únicos), time on site (tempo de visita), bounce rate (taxa de rejeição). Mas o que monitorar e o que observar/medir quando estou falando de métricas nos aplicativos?
Bem, você deve monitorar as mesmas métricas, a diferença estará na sua interpretação, na forma de como ela é mostrada em sua ferramenta de web analytics e de como ela deverá ser encaminhada para a área de marketing.
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Minha ideia é expor as diferenças, para que este mundo de BI/Web Analytics se torne um pouco mais simples para você. Minha solução está logo abaixo, montei esta tabela com referências das métricas e técnicas mais usadas e mais importantes, bem como, seu equivalente no “mundo app” e, claro – bem simples – o que cada uma delas significam.
Vale lembrar também que o Google Analytics já padronizou a métrica “visitas”. Deixando tanto nos relatórios de website como de apps a métrica nomeada como: SESSIONS. Para você que está interessado/precisa saber mais sobre o assunto, recomendo este e-book (em inglês): “App Marketing for Web Marketers“, da Localytics.
E você, como está medindo seus aplicativos? Faltou alguma métrica que você acha importante? Conta pra mim!