Cada segmento de mercado exige dos profissionais que nele atuam algumas características peculiares que estão além de suas experiências acadêmicas. Para que você entenda melhor o que estamos dizendo, pense em um gerente de uma loja física e de uma loja online. Por mais que ambos tenham tido, provavelmente, a mesma formação técnica, serão necessários conhecimentos específicos para cada uma das atuações.
Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar sobre como contratar uma equipe campeã para seu e-commerce. Ficou interessado no assunto? Então leia nosso post e saiba mais!

Saiba quais são as características desejadas para o profissional de e-commerce

De acordo com vários empreendedores do mercado web, um bom profissional para atuar neste segmento precisa ser um ótimo líder, para conseguir interagir facilmente com todas as áreas da empresa.
Outras habilidades de destaque estão relacionadas à capacidade de desenvolver ações estratégicas, que possam diferenciar o negócio no qual ele trabalha; atenção e disponibilidade durante longos períodos do dia e da noite, já que a loja virtual está “aberta” 24h; incansável busca por novas técnicas e informações do cenário de e-commerce no país e no mundo; dentre outras.
Resumindo: espera-se que este profissional tenha uma visão multidisciplinar e disposição para capacitar-se constantemente a fim de acompanhar este ambiente que está sempre passando por mudanças.

Funções e formações de um gerente de e-commerce

Para que um gerente de e-commerce possa vir a alcançar a excelência no desenvolvimento de suas atividades, ele precisa ter conhecimentos suficientes sobre diversas áreas da empresa, que o possibilitem fazer intervenções necessárias. Dentre eles, podemos destacar habilidades em: controle dos processos internos, gestão de TI, logística, marketing digital, prospecção de novos mercados e produtos, controle de meios de pagamento e relacionamento com o cliente.
Em relação às formações, normalmente as básicas estão ligadas à administração de empresas, ciência da computação e marketing digital. Mas como é perceptível, este profissional deverá ser polivalente e terá que ter um olhar plural sobre diversas áreas da empresa. E por este ser um mercado relativamente novo, nem sempre você o encontrará pronto, com todos os conhecimentos internalizados.
Por isso, é importante que você esteja disposto, assim como ele, a investir em capacitações para conseguir um profissional que se torne um diferencial produtivo na sua empresa.

O que é preciso na hora de fazer a contratação

Agora que você já sabe quais as características essenciais, funções e formações esperadas de um profissional de e-commerce, na hora de montar uma equipe campeã, peça aos candidatos que comprovem suas experiências por meio de portfólios e certificados. Normalmente, fica difícil mentir quando não se tem estes dados, e facilita bastante na hora de “peneirar” os melhores.Marque entrevistas presenciais e veja a disposição (e porque não, paixão) de cada um para enfrentar este mercado que é desafiador, porém, gratificante. Seguindo isso, você conseguirá escolher os melhores.
Tem alguma outra característica a acrescentar à lista? Deixe um comentário e participe da conversa!

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