A E-bit publicou em março o Relatório Webshoppers, que semestralmente analisa as tendências e gera estimativas baseadas nas preferências e mudanças de comportamento dos consumidores do E-commerce brasileiro. O crescimento do e-commerce no Brasil e o Relatório WebShoppers continua sendo notícia em toda parte.
Confira a matéria publicada no E-merging Markets com link para os resultados do estudo em espanhol.
Parte dos principais resultados deste estudo, e que podem ser encontramos no Resumo Executivo, são:
? O segmento finalizou 2012 com receitas de R$22,5 bilhões, um aumento de 20% em respeito a 2011, (R$18,7 bilhões registrados nas vendas de bens de consumo).
? Um total de 66,7 milhões de pedidos em 2012, aumentou em 24,2% em respeito ao ano anterior.
? O aumento da demanda foi acompanhado por um aumento no número de consumidores virtuais (10,3 milhões de novos consumidores).
? Atualmente, mais de 42,2 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no Brasil.
? As categorias com mais pedidos foram definidas da seguinte maneira: “Eletrodomésticos” em primeiro lugar, com 12,4%, seguido de “Moda e Acessórios”, cada vez mais consolidado, com 12,2%. Em terceiro lugar, “Saúde, beleza e medicamentos” com 12%. “Computação“ e “Casa e Decoração” completaram o ranking com 9,1% e 7,9%, respectivamente.
? Em janeiro de 2012, a porcentagem de volume de transações de M-Commerce foi de 0,8%. Em junho, o Índice foi de 1,3% e em janeiro de 2013, alcançou 2,5%.
? Os números de comércio eletrônico no Brasil continuaram aumentando em 2013.
? Uma pesquisa Ad hoc, realizada pela E-bit indica que os cartões de débito foram utilizados em sua maioria por mulheres.
Em uma entrevista com a E-Merging Markets, o diretor da E-bit, Pedro Guasti, afirmou que “O m-commerce (comércio eletrônico mobile) é uma realidade no mercado digital brasileiro e deve avançar cada vez mais”. Cada dia surgem novos aplicativos e tecnologias focadas neste tipo de comércio, adicionou.
“A oferta de apps como soluções de compra e o uso do HTML5 será cada vez mais difundido… O omnichanel e a possibilidade das pessoas de comparar preços dentro das lojas físicas são os principais aliados dos consumidores neste momento”, concluiu.
Quanto às projeções, Guasti disse que em 2013 o comércio eletrônico brasileiro deveria ter um crescimento nominal de 25% em relação a 2012, com isso, o faturamento do setor em bens de consumo deveria chegar a R$ 28 bilhões.
Para fazer o download do estudo Webshoppers completo, acesse www.webshoppers.com.br.
Leia também:
A Era do Consumidor Multicanal
Walmart americano implementa o conceito Multicanal na loja virtual