Muitos estão se perguntando, como um gigante pode encerrar as atividades de e-commerce de uma hora para outra? Por que o e-commerce do Carrefour fechou? Gabriel Lima para o Next Blog levantou alguns fatores que com certeza pesaram para a falta de sucesso do Carrefour, uma série de erros tanto táticos como estratégicos.
?Formato – o negócio foi atrelado a estrutura física, não conseguiu ter um formato adequado com planejamento, agilidade e foco de um mercado online. Fluxos e processos são muito diferentes. Usabilidade, comunicação e seleção de produtos devem ter focos diferentes.
?Oportunidade – iniciou muito depois da concorrência as atividades online (10 anos depois do Extra, por exemplo). Entender particularidades de mercado é fundamental.
?Concorrência – o Carrefour não proporcionava nenhum diferencial em relação à concorrência e não apresentava nenhuma solução multi-canal. Veja a estratégia de atuação do Ponto Frio, por exemplo, com busca inteligente e redes sociais diferenciadas. Ou da Americanas, que possui totens na loja física, onde o cliente pode comprar online e receber em casa.
?Política Comercial – Mix de produtos limitado e política de preços incoerente entre mercado físico e online.
?Crise europeia – Influenciou bastante na falta de investimentos para o setor online da empresa.
Agora se você quer definir em apenas um fator, poderia apontar sem errar a falta de planejamento, isso sempre ocasionará uma série de erros que não permite um destino diferente para nenhuma empresa: o fracasso. O prejuízo pode ser grande.
4 Comments
Muito triste ver um gigante abandonar uma área que só cresce no Brasil, eu como um profissional da área fico sem entender como isso pode ter acontecido, acredito que a falta de planejamento tenha sido o principal fator mesmo
Isso esta me cheirando um golpe muito bem dado no povo, eu sou cliente carrefour virtual e físico,eu não entendo como não esta dando lucro? só os 5 reais que vc paga por fatura lançada, quantos milhões não entra na empresa no período de 1 ano? isó é golpeeeeeeee!!!
E-commerce é um mercado altamente rentável, porém muito volátil e de grandes riscos. É também muito vulnerável. Uma mega empresa pode deixar de existir em questão de 3 dias, basta um hacker dar um drop na sua tabela e você não ter um sistema confiável de backup.
Muito estranha estas justificativas. Parece tudo muito incoerente se você ler a entrevista do Gerente de E-commerce no seguinte endereço: http://www.ebitempresa.com.br/entrevista-mes.asp.