Ir para o conteúdo
Estratégias de fidelização: como transformar clientes em compradores recorrentes?
19:26
Estratégias de fidelização: como transformar clientes em compradores recorrentes?
Personalização com IA redefine a experiência de compra e impulsiona vendas
18:36
Personalização com IA redefine a experiência de compra e impulsiona vendas
E-commerce em 2025: estratégias para aproveitar o crescimento e aumentar as vendas
19:11
E-commerce em 2025: estratégias para aproveitar o crescimento e aumentar as vendas
Montar um e-commerce em 2025: conheça os principais erros e como evitar
19:00
Montar um e-commerce em 2025: conheça os principais erros e como evitar
Como criar uma experiência de compra online personalizada para os clientes
20:02
Como criar uma experiência de compra online personalizada para os clientes
Vendo Além dos Números: A Importância da Experiência no Desenvolvimento de Produtos
15:39
Vendo Além dos Números: A Importância da Experiência no Desenvolvimento de Produtos
Tendências de Consumo para Junho de 2025: Estratégias e Oportunidades
18:34
Tendências de Consumo para Junho de 2025: Estratégias e Oportunidades
Nômade Digital: Como empreender no e-commerce viajando pelo mundo
18:37
Nômade Digital: Como empreender no e-commerce viajando pelo mundo
logo-fundo-branco
  • Textos que todo mundo gosta
    • Tudo sobre taxa de conversão
    • SEO ou Google Ads: o que é melhor para sua loja?
    • Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios
    • Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas
    • Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?
    • 12 coisas para saber antes de escolher a plataforma de e-commerce
  • Ecommerce
    • Empreendedorismo
    • Ecommerce
      • Plataforma de E-commerce
        • Logística
      • Fotografia
      • Glossário do E-commerce
    • SAC/ Atendimento
    • Marketplace
    • Preço
    • B2B
    • Tecnologia
    • Mercado
  • Marketing
    • Branding
      • Conteúdo
      • Mídias Sociais
      • Blog
    • Performance
      • SEO
      • Inbound Marketing
    • Web Analytics
    • E-mail Marketing
  • Contato
    • Anunciar
    • Quero enviar um texto
  • Textos que todo mundo gosta
    • Tudo sobre taxa de conversão
    • SEO ou Google Ads: o que é melhor para sua loja?
    • Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios
    • Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas
    • Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?
    • 12 coisas para saber antes de escolher a plataforma de e-commerce
  • Ecommerce
    • Empreendedorismo
    • Ecommerce
      • Plataforma de E-commerce
        • Logística
      • Fotografia
      • Glossário do E-commerce
    • SAC/ Atendimento
    • Marketplace
    • Preço
    • B2B
    • Tecnologia
    • Mercado
  • Marketing
    • Branding
      • Conteúdo
      • Mídias Sociais
      • Blog
    • Performance
      • SEO
      • Inbound Marketing
    • Web Analytics
    • E-mail Marketing
  • Contato
    • Anunciar
    • Quero enviar um texto
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é o capital social e como ele impacta na abertura de um negócio

  • agosto 24, 2020
  • Fábio Barretta
  • 2:03 pm
O que é o capital social e como ele impacta na abertura de um negócio

Quando você constitui uma empresa é necessário declarar no contrato social o valor de capital social. Mas do que se trata esse termo?

Nada mais é do que o valor que você, sozinho ou em companhia dos sócios acionistas, investiram nessa empresa, o que pode ser feito com um valor em dinheiro ou em bens.

Independentemente de qual será o negócio, seja um restaurante ou um serviço, que requer gastos inferiores, é fundamental que esteja descrito no documento o valor investido, seja ele simbólico (quando um valor é determinado para prestar esclarecimentos no documento) ou real.

Normalmente, empresas focadas em comércio ou indústrias costumam ter a necessidade de que o capital inicial seja maior, afinal terão custos proporcionalmente altos, mas é importante que esses valores sejam declarados com base na realidade.

Quando falamos do setor de prestação de serviço, onde muitas vezes realmente não é necessário aplicar um valor exorbitante ou mesmo qualquer valor, é possível declarar um capital simbólico no contrato da constituição da empresa.

Para os empresários, existe uma única preocupação em declarar um capital social alto: esse valor deverá ser justificado na declaração de imposto de renda da pessoa física no ano seguinte.

A representação jurídica da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), por exemplo, é uma modalidade em que não é necessário ter mais de um sócio, mas tem como requisito um investimento inicial de pelo menos 100 salários mínimos, que nos dias de hoje equivale a aproximadamente R$ 100 mil, valor bastante alto e que precisará ser justificado no IR.

Uma opção interessante e não muito comum é gerar esse rendimento durante o período todo ou mesmo declarar o capital que será integralizado.

Em contrapartida, o que costumam fazer é integralizar o valor declarado em moeda corrente e, uma vez que o CNPJ esteja disponível, é possível depositar o valor na conta da empresa ou realizar os preparativos necessários para abertura do negócio com o valor e apenas então fazer a justificativa.

O capital social não é apenas uma constituição ou uma declaração de valor em contrato, mas sim colocando em pauta a legalização de um investimento.

Por esse motivo, é essencial estudar com afinco como será apresentado, antes de constituir a empresa e iniciar os gastos. A melhor opção é consultar um contador.

Esse profissional pode apresentar as melhores opções de representação jurídica para o que é pretendido, além de evitar qualquer problema na declaração de imposto de renda do ano seguinte.

Fábio Barretta
Fábio Barretta

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos Posts

Estratégias de fidelização: como transformar clientes em compradores recorrentes?
Estratégias de fidelização: como transformar clientes em compradores recorrentes?
10/03/2025
Personalização com IA redefine a experiência de compra e impulsiona vendas
Personalização com IA redefine a experiência de compra e impulsiona vendas
09/18/2025
E-commerce em 2025: estratégias para aproveitar o crescimento e aumentar as vendas
E-commerce em 2025: estratégias para aproveitar o crescimento e aumentar as vendas
08/12/2025

Apoiamos

Instagram

Você também pode gostar

Uncategorized

Estratégias de fidelização: como transformar clientes em compradores recorrentes?

Leia mais »
Tecnologia

Personalização com IA redefine a experiência de compra e impulsiona vendas

Leia mais »
Conversão

E-commerce em 2025: estratégias para aproveitar o crescimento e aumentar as vendas

Leia mais »
Ecommerce

Montar um e-commerce em 2025: conheça os principais erros e como evitar

Leia mais »
Compra Online

Como criar uma experiência de compra online personalizada para os clientes

Leia mais »
Equipe

Vendo Além dos Números: A Importância da Experiência no Desenvolvimento de Produtos

Leia mais »
Ecommerce

Tendências de Consumo para Junho de 2025: Estratégias e Oportunidades

Leia mais »
nomade digital
Empreendedorismo

Nômade Digital: Como empreender no e-commerce viajando pelo mundo

Leia mais »
Gestão

Como melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce

Leia mais »
  • Anuncie com a gente
  • Envie seu post
  • Glossário do E-commerce
  • Poítica de Privacidade

Profissional de E-commerce 2025. Todos os direitos reservados.

Cleantalk Pixel