Big data: Entenda o mercado e antecipe tendências. A cada segundo milhares de internautas criam uma quantidade enorme de conteúdo na internet. Seja na forma de publicações em blogs, redes sociais, portais, vídeos e outras mídias. Essas informações funcionam como um rastro, ou assinatura, do comportamento de navegação de cada pessoa, preferências, tendências, hábitos de consumo, etc.

Há algum tempo as empresas vêm moldando suas estratégias de negócios, vendas e comunicação com base em análises dessas informações coletadas na internet através de algoritmos de big data.

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Entender e utilizar dados é essencial para conhecer as preferências globais do mercado. Algumas empresas de software já têm adotado essa prática e através da análise de dados de fóruns segmentados por exemplo, podem validar antecipadamente uma funcionalidade antes mesmo de desenvolvê-la. O uso de big data também tem impactado diretamente nas vendas e no engajamento com marcas. Uma vez que, ao conhecer melhor o público-alvo através da análise de dados originados de mídias sociais e sites que navegam, é possível conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Abaixo listamos três motivos que explicam este contexto.

1. Possibilidade de prever tendências

Algoritmos avançados de big data permitem que as empresas analisem o comportamento do seu público enquanto estão online. Com essas informações é possível identificar oportunidades para determinado produto, serviço, tecnologia, etc.

Esses relatórios funcionam como um termômetro que indica onde a empresa deve investir seus esforços. Também aponta o comportamento dos usuários em relação às suas marcas preferidas, dispositivos mais usados para acessar a internet, seu grau de educação, profissão e diversas outras características.

Ao identificar uma tendência de alta na demanda de um produto, por exemplo, a empresa pode tomar uma decisão antecipada para se adequar ao novo cenário. Dependendo da situação, esta reação pode ser um remanejo no estoque, compra de palavras-chave ou mesmo a produção de conteúdo sobre determinado tópico.

2. Atrair mais e atender melhor

O sucesso de uma companhia está muito relacionado ao custo de aquisição de clientes. Empresas têm dificuldade de entender as preferências do mercado e acabam gastando muito com a aquisição de usuários, já que suas ações são mais diversificadas e com retorno menor. Neste sentido, o big data funciona como uma ferramenta para maximizar a aquisição de potenciais clientes, já que consegue apontar públicos segmentados de acordo com o seu produto.

O mesmo serve para o atendimento ao consumidor: descobrir os principais canais onde seu público está é uma das melhores maneiras de atendê-lo de forma efetiva. Ferramentas que conseguem entregar esse tipo de resultado são aliadas dos empreendedores quando o assunto é bom atendimento.

Por exemplo, ao concluir que determinado perfil de consumidor está sempre visitando o canal de uma loja, mas nunca compra nada, é possível fazer campanhas de marketing focadas nestas pessoas. Ao utilizar linguagem e assuntos focados no interesse deste target, sua taxa de conversão aumenta, otimizando assim o retorno sobre investimento.

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3. Reduzir custo através de eficiência

Empresas que procuram por um rápido crescimento não podem perder dinheiro investindo em ações online que não trarão retorno. Dessa forma, a análise de dados do mercado através de big data torna-se fundamental para uma maior eficiência da sua estratégia online. Antes de decidir qual será o caminho a ser seguido, é preciso ter informações suficientes para que este caminho não traga prejuízo.

Investir em uma determinada mídia social ou canal de comunicação que seu público não consome é um erro comum. E ele é tão comum justamente pela dificuldade em saber se aquele público está ali antes de se investir na campanha. O dinheiro investido então acaba perdido. Com o big data evitam-se este tipo de desperdícios, permitindo um melhor uso da verba disponível e consequentemente, um retorno maior sobre o investimento.

Prever tendências e reduzir custos, principalmente o de aquisição de clientes, é um grande fator que influenciará no sucesso da sua empresa. Chegou a hora de se adaptar a essa realidade!

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TEXTO DA FERNANDA ALVES DE MELLO, PARA O BLOG DA NAVEGG
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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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