Publicado em Exame.com, o estudo “O Empreendedor Digital no Brasil” tem o objetivo de mostrar a evolução e a profissionalização do mercado das startups brasileiras no ano de 2014.
Um retrato médio do perfil do empreendedor brasileiro apontou que a grande maioria é composta por homens, somando 83%, entre 25 a 40 anos. 51% deles provém da classe B e 28% são membros da classe A. Em relação à sua localização, 64% estão na região Sudeste, enquanto outros 21% moram na região Sul. 19% possuem graduação relacionada com alguma área de tecnologia e 16% estudaram administração de empresas. 42% fizeram pós-graduação e 72% possuem um mentor para auxiliá-los em seus negócios.
Entre as principais motivações dos empreendedores brasileiros, estão: o retorno financeiro, o crescimento profissional e o prazer de se fazer o que gosta. As principais dificuldades, por sua vez, estão na falta de recursos financeiros, na burocracia e na dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada.
O tempo médio identificado para que o planejamento do negócio estivesse pronto foi de seis meses. 33% dos projetos se relacionavam à área de serviços, 30% se direcionavam aos aplicativos e 29% se dedicavam ao e-commerce. Apenas 8% migraram para outras atividades digitais.
Além disso, 60% das empresas se apresentam formalmente; outras 18% estão em processo de legalização e 22% constituem negócios informais. Os projetos detêm, em média, sete pessoas envolvidas. 43% dos empreendedores se dedicam exclusivamente ao negócio, 52% trabalham nele durante uma parte de seu tempo e uma pequena minoria não trabalha nele (ou não há ninguém trabalhando ainda).
É possível notar uma grande mudança entre os empreendedores de hoje e os do passado. Hoje, não basta ter conhecimento técnico ou mesmo teórico. É preciso ir além: apresentar experiência, vivência, estudo contínuo e muita dedicação. Nestes quesitos, os novos empreendedores realmente têm surpreendido. E você? Faz parte deste grupo? Conte sua história.
Veja abaixo, o Infográfico utilizado pela Exame.com para a definição do perfil do Empreendedor Digital no Brasil.
Author
Thiago Sarraf - Dr. E-commerce
Consultor, Professor, Palestrante, Investidor Anjo e Empresário. Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Sarraf já desenvolveu mais de 150 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.
Next Post
Seu negócio está preparado para o Omnichannel?
4 Mins Read