Com a popularização do e-commerce nos últimos anos, a concorrência também aumentou nos mais variados nichos. Uma gestão eficaz pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da operação. O e-commerce é um modelo de negócio que começou no Brasil, de forma tímida, em meados dos anos 90 com alguns poucos players e foi se popularizando, conquistando o seu espaço.
Segundo um estudo realizado pelo portal Olhar Digital, o modelo de negócio já representa cerca de 33% do varejo nacional e a tendência é crescer ainda mais. Outro dado importante é o apresentado no relatório Webshoppers, produzido pelo Ebit, no qual aponta que o faturamento do mercado em 2015 foi de R$ 41.3 bilhões, já em 2016, após um crescimento de 7.4%, atingiu a marca de R$ 44.4 bilhões.
Mais dados do mercado:

Os números do mercado de E-commerce


Com a evolução da tecnologia em ritmo acelerado, o e-commerce também tem sido afetado positivamente. Para entendermos um pouco mais, é só olharmos para o passado:

O Fator Google

A gigante da tecnologia fundada em 1998 por dois estudantes de doutorado em Harvard ajudou (e muito) na propagação do e-commerce.
Afinal, como uma loja de calçados de bairro, e também com atuação online, seria encontrada em meio a esse imenso ecossistema sem o auxílio do Google?
De fato, existem outros buscadores, mas a participação do Google nas buscas, como um todo, está em torno dos 70% ou mais…

O Surgimento do iPhone

Em 2007, surgiu o iPhone, um dos smartphones mais populares do mundo desenvolvidos pela Apple, que tem de 1 a 2 versões lançadas por ano.
Um fato interessante é que o sistema operacional Android, o grande concorrente do iOS do iPhone, surgiu em 2003, cinco anos antes do primeiro iPhone. Porém, a popularização dos dispositivos móveis, ocorreu para valer, com o smartphone da Apple.
Perguntar qual o impacto dos dispositivos móveis no e-commerce é praticamente redundante, não é mesmo?
Entendendo a popularização desses aparelhos e a mudança do comportamento do consumidor digital, desde 2014 o Google passou a priorizar em suas buscas, sites perfeitamente adaptados para dispositivos móveis.

Se destacando em um mercado competitivo

A popularização de dados, como esses mencionados acima e a facilidade de iniciar uma operação online, tem feito muitos iniciarem uma operação online.
Saiba que grande parte dos e-commerces fecham as portas com menos de 3 anos de operação. Qual a principal causa desse problema?
A falta de organização.
Iniciar uma operação virtual não é uma tarefa simples, e tampouco é sinônimo de trabalhar menos. Os mesmos custos existentes numa operação física estão presentes no mercado online, mas de outra forma.
Mais sobre uma operação de e-commerce:

Operação de e-commerce: não durma nunca mais

Estruturando um planejamento eficiente

Para evitar um investimento malsucedido, é necessário fazer um planejamento bem estruturado. Isso o fará enxergar todos os custos, tanto diretos quanto indiretos, como é o caso da logística reversa, algo muitas vezes não planejado por quem está começando.
Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar esse planejamento, saiba que um coaching pode ajudar. Essa metodologia pode te dar o apoio necessário para a sua empreitada. 

Planejamento e ação

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, pautada em metas, que são mensuráveis e tem uma data final para serem executadas.
Ao fazer um curso de coaching você aprenderá a estabelecer um plano de ação, para não ficar ancorado em seu próprio planejamento, e trabalhará sempre com o foco na solução de cada obstáculo que vier pela frente.
Muito mais que isso, a metodologia coaching trará a você os comportamentos necessários para ter e gerenciar um e-commerce de sucesso!

Author

Sulivan França é o apresentador do Programa Foco & Gestão da Record News TV e atual Presidente da SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching. Master Coach Trainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas.

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