Para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, as Landing Pages ou Páginas de Captura são essenciais. Esta é a página que vai expor todas as informações necessárias do material oferecido em troca das informações de contato do visitante. É nela que serão listados todos os “atributos de venda” de seus materiais (e-books, aulas gravadas, infográficos, apresentações…).
O “formato Landing Page” tem sido usado atualmente até mesmo como base de sites de empresas. Fato que comprova o sucesso do formato convencional que apresentamos aqui. Importante ressaltar que o principal objetivo da landing page é ser atrativa o suficiente para despertar o interesse do visitante ao ponto de fazer o cadastro do formulário exposto.
Traduzimos o infográfico abaixo “A Landing Page Perfeita” desenvolvido pela página Indie Game Girl, que se propõe ensinar como vender jogos online. Note que existem muitos outros guias ou infográficos igualmente bons, como este da KissMetrics ou este da Unbounce, este abaixo acredito ser o mais adequado, nada de perfeito. A definição de ‘perfeita’ ou ‘matadora’ já fica como dica do “título que chama atenção“.
Concentre-se nos princípios básicos
Tenha um bom e atualizado conhecimento sobre todos os fundamentos do seu trabalho. Para a concepção de uma página de captura, esteja bem informado sobre o público-alvo, serviços ou produtos oferecidos, e os principais aspectos de um projeto incrível. Nem sempre você usará todos os itens listados. O mais importante é saber como utilizar o que você tem disponível em mãos.
Sem navegação
Por mais que inicialmente possa parecer estranho, pode confiar, remova toda a navegação de seu site na Landing Page. Seu visitante não pode ter distrações que podem evitar que ele atinja nosso objetivo principal, converter seu cadastro em busca do material oferecido. Foco.
Ícones Sociais
O compartilhamento precisa ser instintivo e visível. Utilizar as possibilidades de viralização nunca deve ser descartado. Não “esconder” seus ícones é muito importante, aqui é indicado colocar no topo da página, porém logo abaixo do vídeo, por exemplo, também é um ótimo local.
Título
Texto é sempre muito importante para qualquer construção de página na internet. Tudo que pode ser indexado e encontrado por um buscador deve SEMPRE ser levado em consideração. Aqui entra o desafio diário de conseguir construir ao mesmo tempo um título atrativo, instigante e que contenha as palavras-chave corretas, relevantes. O visitante ideal procuraria como seu material? Capriche também na descrição seguindo este mesmo conceito.
Botão Call-To-Action
De longe a parte mais importante. Ele representa a ação que você deseja que seu visitante tome. Verifique que ele está em destaque e seja “grande, destacado e bonito”. O texto do botão deve conter de verbos fortes que incentivam a ação.
Vídeo
A presença do vídeo é fundamental, algo como 85% a mais de chance de comprar ou converter o download de um material. A linguagem audiovisual quando bem trabalhada parece imbatível. Não é a toa que o vídeo é um dos elementos principais na página. Deixe-o em dimensões altas.
Capturas de telas
A transparência com o que será apresentado é sempre muito bem vista. Se for o caso e com informações relevantes, mostre exatamente uma prévia do que contém ali.
Atributos
Pontue suas vantagens e diferenciais. Recheie com argumentos convincentes de que o visitante acabou de encontrar um pote de ouro.
Depoimentos
Recomendações são poderosas. É muito mais forte e apelativo alguém de fora do negócio atestar qualidade do que o dono. O conceito é “humanizar” sua comunicação e passar confiança. Importante que os depoimentos sejam sempre reais. Muitas vezes vale mais uma crítica construtiva que um elogio exagerado.
Com informações do Indie Game Girl e Softtrix.
2 Comments
Discordo só dos ícones sociais. Distraem e são inúteis. Se você quer MESMO compartilhamento, peça explicitamente DEPOIS da conversão.
Eu quero dar uma aprofundada na hotmart e
monetizze, mas será que vão passar firmes por essa
quarentena?