A embalagem no e-commerce deve ser alvo de preocupação tanto quanto os outros itens necessários para criação de uma loja virtual. A experiência do cliente começa na vitrine e termina nele satisfeito com o produto.

Devido a toda agilidade e facilidade que o e-commerce proporciona ao cliente, a expectativa do recebimento da compra e a ansiedade para a chegada do produto tem se tornado cada vez maior, tanto isso é uma verdade que hoje já existem e-commerces proporcionando a compra online e a retirada na loja física.

A importância da embalagem no E-commerce.

Esse novo perfil de consumidor que estamos atendendo, se dá pelas novas gerações que vem chegando cada vez mais conectadas e informatizadas e também pelo próprio crescimento deste mercado, com consumidores comprando mais através deste canal e sentindo a velocidade com que este acontece.

Transportar encomendas pelo Brasil é uma missão difícil devido às condições da infra-estrutura de transporte do país. Fazer a encomenda chegar em boas condições torna-se um verdadeiro desafio.

Por tudo isso, a escolha da embalagem deve ser feita cuidadosamente e testes de envios são bem vindos antes de iniciar uma nova operação, além do que a embalagem é a apresentação física da loja online para o consumidor.

Hoje temos inúmeros fornecedores de embalagens com muitos modelos, opções de customizações, tanto para o fechamento externo quanto para proteção interna do produto, como por exemplo, caixas de papelão comuns e flexíveis, isopor em cubos, envelope de segurança de polietileno, envelopes acolchoados, plásticos bolha de varias gramaturas, almofadas de ar, espumas térmicas expansivas e muitos outros mais.

Fato é que, quanto mais resistente for a embalagem e mais protegido internamente o produto estiver, maior a chance dele chegar perfeito ao seu destino.

Cuidar bem desta escolha não é simplesmente um capricho de marketing e sim uma lógica de preocupação para diminuir a logística reversa e a evitar gerar desprazeres aos consumidores.

A importância da embalagem no E-commerce.Quando os produtos da loja online tem alto valor agregado, para se evitar extravios, o marketing do lado de fora das embalagens deve ser ponderado, nestes casos, uma das soluções é efetuar ações de marketing dentro das embalagens, como por exemplo envio de brindes, folders, cartões, revistas, cupons de desconto.

As tabelas de todas as transportadoras, inclusive dos Correios, precificam o frete conforme o peso físico e o peso cubado da encomenda; cobrando sempre pelo maior valor dentre os dois; nem sempre o peso físico será o maior do que o peso cubado, portanto, dimensionar o tamanho das embalagens é tão importante quanto verificar a gramatura dos insumos dela.

O ideal é escolher tamanhos fixos de embalagem porque o tamanho e o peso das embalagens são duas informações dentre algumas outras necessárias para ter o cálculo exato do custo do frete.

Por serem as embalagens sempre compradas em grandes quantidades, ter experiências, testando-as com as transportadoras escolhidas, fazendo alguns envios antes de iniciar uma operação de e-commerce, é uma ação que sempre ajuda nos ajustes finais para tomada de decisão mais assertiva da compra destes itens.

É importante que se tenha em mente por onde passam estas encomendas desde sua saída do operador logístico até sua chegada ao destino final; o trajeto todo envolve passar por estradas, muitas vezes por rios, sorters* (definição no fim do texto) e mais sorters*, gaiolas logísticas ou sacas logísticas, caminhões, aviões cargueiros, esteiras e mais esteiras (horizontais e inclinadas), balanças, mãos e mais mãos, entrando e saindo várias vezes de um lugar para outro, de um caminhão para um centro de distribuição, de lá para um outro caminhão, outro centro de distribuição, depois um avião, outro caminhão, mais um centro de distribuição, outra esteira, então para um outro sorter*, outro caminhão e quando não recebido a primeira vez, a encomenda vai e volta para outras tentativas de entregas e; quando existe logística reversa, conta-se duas vezes todo este processo, um para a ida e outro para a volta.

Aí vem a pergunta: Como é a embalagem e como foi acondicionado o produto? Pergunta esta que na maioria das vezes é a resposta e a solução da maioria das reclamações de avarias.

É imprescindível e inquestionável que os transportadores tratem com cuidado das mercadorias mas, por exemplo, transportar taças de cristal em uma caixa de papelão de baixa gramatura não é o mesmo que transportá-las em caixas de papelão de alta gramatura, portanto uma embalagem bem planejada e testada diminui muito as chances de avarias.

Quanto aos transportadores e ao custo do frete e do produto que a loja online teve que computar, isto é simples de se resolver, para tal existem o seguro e as indenizações, mas e a frustração do cliente?

Vale pensar bem nisso.

*sorters: separadores mecânicos formados por esteiras que correm em trilhos e que são utilizados por transportadores para pesar, cubar e fazer a separação por regionais ou CEPs de destino da mercadoria.

Texto do Gustavo Fabrício para o E-commerce Brasil.

Author

CEO da CNT Express, empresa especializada em transporte para e-commerce.

2 Comments

  1. Pingback: » A importância da embalagem para o seu E-commerce

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.