Marketing de Conteúdo a cada dia que passa ganha mais espaço nas estratégias de atuação de quem trabalha com internet no Brasil e consequentemente precisa divulgar seu negócio. Encontramos diferentes “personas” em busca de metodologia e ferramenta para criar uma buyer persona.
Você que acompanha há algum tempo o Profissional de E-commerce sabe bem a importância e potencial de definir bem seu foco neste tipo de estratégia. Se você está chegando agora, recomendo também as seguintes leituras complementares com conceitos e metodologias para criar sua buyer persona:

• Buyer Persona: Compreenda melhor quem é seu cliente e do que ele precisa
• Dicas para definir a buyer persona do blog de e-commerce
• Entenda cada etapa do processo de criação de personas
• O que está dando errado no seu Marketing Digital? Faltam as personas
Buyer persona: guia completo e definitivo

Existe porém um ponto ainda preocupante, os profissionais que desconhecem ou ignoram a importância de um público-alvo bem definido antes de qualquer ação de Marketing Digital. Este tipo de profissional inevitavelmente terá problemas com resultados, por mais que esteja tendo retorno positivo, com personas bem definidas ele poderia ser melhor.
Um dos grandes motivos é a dificuldade para “materializar” suas buyer personas. A documentação de um material rico como este é por muitas vezes ignorada e deve ser considerada para qualquer empresa que utiliza Marketing de Conteúdo. É através dessas definições que você vai garantir coerência no seu conteúdo, independentemente de quem desenvolva ele. Este post é para ajudar exatamente esta persona.
O Herbert Lopes, fundador do Superstorm provavelmente resolveu este problema. O cara criou o Superpersona, uma ferramenta GRATUITA para criar as suas buyer personas automaticamente. Você preenche as questões do formulário pré-definido e ele gera um PDF com todas as características que você levantou. Fácil, prático e totalmente instintivo, recomendo gerar as suas:

Superpersona: A ferramenta para criar Buyer Personas

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

1 Comment

  1. Parabéns Herbet Lopes e a você também Renann Mendes por divulgar esta ferramenta.
    Para quem sabe a importância de definir a persona esta será uma ferramenta de muito valor para chegar ao bom resultado.
    Obrigado por ajudar.

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