Adolescentes no e-commerce: De acordo com a ComScore cerca de 80% dos adolescentes online na faixa etária de 12 a 17 anos visitam sites de varejo e estão acostumados com a tecnologia, novas funcionalidades e a evolução do comércio online.
A empresa de investimento Piper Jaffray, em seu 25° estudo semestral, descobriu que 79% das mulheres adolescentes e 76% dos homens compraram online, com 70% deles comprando em suas lojas favoritas. Esses dados, bastante impressionantes, apresentam uma oportunidade aos varejistas, que devem trabalhar para criar um site atraente, valioso, que capture a atenção de compradores mais jovens, que nunca experimentaram um momento em suas vidas sem tecnologia.

Adolescentes no e-commerce: Um público-alvo promissor

Para ter sucesso em um mundo onde a próxima melhor coisa está a um clique de distância, e as interrupções de mensagens de texto são a regra – não a exceção – criadores do site deve entender claramente o que os adolescentes querem e como mantê-los em um site.
Jakob Nielsen, cientista especializado em Usabilidade na Web, fez uma pesquisa baseada na forma como o usuário adolescente se comporta na internet.  Os resultados comprovam que sites voltados para o mercado adolescente devem usar menos texto e aderir a esquemas de design padrão.
Aponta também algumas características específicas de design que são importantes para os adolescentes: o uso de cores brilhantes, imagens de alta qualidade, meios de comunicação integrados como vídeos e músicas, jogos interativos e links para as mídias sociais.
Lembrando que os adolescentes usam a internet a partir de todos os tipos de dispositivos e em diversos ambientes. Para isso, o mercado de e-commerce brasileiro precisa se preparar, tanto para atender os novos consumidores que são os adolescentes, quanto os consumidores mais velhos, que estão correndo atrás para acompanhar a tecnologia que os adolescentes tiram de letra. Não esquecendo as mídias sociais, que se tornaram parte integrante da experiência do adolescente na compra online.
Quando se pensa em e-commerce, o público adolescente é extremamente influente. São os “early adopters”.  Aqueles sem medo de realizar uma transação online, que acreditam que o ato de comprar pela internet é mais natural que o ato de ir até uma loja física para adquirir um produto.
Portanto, se você pretende atender este público, lembre-se: adolescentes procuram conteúdo e interatividade.
Para isso, fique atento a algumas sugestões importantes para acertar o alvo:

• Mostre o preço. Adolescentes, geralmente, não possuem um poder de compra muito grande. Sendo assim, o preço é um fator chave na decisão de compra;
• Permitia que os produtos sejam ordenados por preferência, facilitando a busca;
 Disponibilize lista de desejos. Eu particularmente uso, e sempre indico trabalhar com lista de desejos. É uma ótima opção para atrair o público com menos poder de compra, permitindo que criem uma lista para serem presenteados;
 Tenha um check-out rápido. Importante diante de todos os públicos;
 Desenvolva um design interativo e chamativo;
 Trabalhe com imagens de alta qualidade;

Abaixo estão alguns exemplos de sites de compras, considerados referência em design e funcionalidades: 
 Funcionalidade Shop By Outfit – http://www.forever21.com/

Funcionalidade que indica o look completo para as consumidoras.
Funcionalidade que indica o look completo para as consumidoras.

Look completo com as indicações na lateral com todos os detalhes.
Look completo com as indicações na lateral com todos os detalhes.

 Full Banner e imagens em alta qualidade. http://www.pacsun.com/
Loja virtual Pacsun
Loja virtual Pacsun

Filtro lateral –  http://www.wetseal.com/
Filtro lateral muito bem detalhado e fácil de usar.
Filtro lateral muito bem detalhado e fácil de usar.

Boas vendas e até a próxima.
Taiane-Guimaraes-ecommerceTexto publicado no E-commerce Brasil.
Taiane Guimarães
 cursa Gestão Comercial na Universidade Anhembi Morumbi. Atua na área comercial desde 2012 e atualmente é executiva de contas da agencia Über Digital.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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