Com o conceito de metas e funis de metas do Google Analytics, você pode avaliar até que ponto sua loja virtual atinge os objetivos desejados. Pense na sua loja, defina uma meta para entender qual porcentagem de visitantes ao mês concluem transações e depois configure um funil de vendas associado à série de páginas até chegar à transação.
Quando um usuário completar a meta segmentada para um objetivo específico, é caracterizada a conversão. Você pode especificar uma sequência de páginas que espera que o visitante veja ao longo do caminho até a meta e designar essa sequência como um funil de meta.
Com um funil de metas, você pode acompanhar uma meta juntamente com uma série de páginas que espera que o visitante veja durante o caminho até a meta. Como o Google Analytics acompanha onde os visitantes entram e saem do funil de meta (e com que taxa), você pode obter informações valiosas sobre as taxas de desistência dos visitantes nos caminhos de atividade esperados. Que página afasta seus visitantes, a de cálculo de frete?
Para ilustrar como os funis de meta funcionam, imagine que você quer definir uma meta de URL para uma compra de comércio eletrônico. Você também pode criar um funil para acompanhar as atividades em todo o processo de compra. Aqui, o funil de meta (ou série de páginas) pode ter esta aparência:
Página um do processo de saída >> Página do endereço de entrega >> Página de informações do cartão de crédito >> Página de confirmação do pedido
A última página na sequência é sua página de meta (inserida como URL da meta) e as páginas anteriores formam o funil de meta.
Para funis de meta de geração de leads, você pode atribuir a primeira página do funil como o URL do formulário de solicitação de contato e a página de meta como o URL da página “Agradecemos sua solicitação” que aparece depois que usuário envia uma solicitação de contato.
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